Primeiro airbag lateral externo do mundo

17/06/2019

A empresa de tecnologia ZF acaba de apresentar e o primeiro airbag lateral externo do mundo.

De acordo com a informação recolhida pela ZF, a colisão lateral é dos tipos de acidentes que mais vítimas mortais causam, sendo responsável por um terço desta estatística em estradas alemãs. Como resposta a este problema, a ZF desenvolveu um airbag lateral externo que nos milissegundos anteriores a um impacto se acciona automaticamente.

De acordo com a ZF, a instalação destes airbags pode reduzir até 40% a gravidade das lesões dos ocupantes do automóvel. Para que esta protecção extra seja accionada automaticamente, em caso de colisão, os engenhos da ZF interligaram os sensores do carro e criaram um algoritmo capaz de prever uma colisão. Numa fracção de segundo, o sistema decide se é necessária a activação do airbag.

A ZF demonstrou esta tecnologia em Memmingen, na Alemanha. O protótipo utilizado carregou o primeiro sistema de pré-colisão com airbag lateral externo do mundo. Uwe Class, director do Departamento de Sistemas de Mobilidade Segura afirmou: “Destacamos que este sistema de segurança tem o potencial de reduzir significativamente a gravidade das lesões dos ocupantes em casos de colisões de impacto lateral”.