O primeiro protótipo automóvel da história

05/03/2018

a carregar vídeo
Conheça aqui, em dois vídeos, o veículo que tornou os concepts como passo fulcral para a apresentação de novidades dos vários fabricantes. Está a celebrar 80 anos, chama-se Buick Y Job e é o primeiro protótipo automóvel.

Está prestes a abrir mais uma edição do Salão de Genebra, que será novamente palco para a apresentação de muitos concepts que procuram maravilhar o público com um design impactante e a antevisão de futuras tecnologias e possíveis modelos para o futuro. Esta é uma estratégia que faz agora 80 anos, tempo que passa desde que foi apresentado o primeiro protótipo automóvel da história. Trata-se do Buick Y Job, que surgiu não para mostrar um futuro modelo de produção mas para perceber como o público reagiria a inovações tecnológicas e um estilo diferente do habitual.

Este pioneiro nasceu da mente de Harvey J. Earl, que foi o primeiro responsável de design da marca americana (apenas sete pessoas ocuparam esse cargo na Buick desde 1937). Um ano após assumir a posição, decidiu criar um carro capaz de contrariar o estado de espírito depressivo que estava instalado na sociedade americana após o crash de 1929. O resultado foi o Y Job concept, apresentado como “carro do futuro” e repleto de tecnologias em estreia.

Procurando uma ligação ao mundo da aviação, o primeiro protótipo automóvel da história tem imagem assinada por George Snyder. Já o fabrico foi supervisionado por Charlie Chayne, Engenheiro-Chefe da marca, que escolheu como ponto de partida para este projeto o chassis de um Buick Century. Ele apresentou como destaques as óticas escamoteáveis e os vidros e capota em lona com funcionamento elétrico, traços de modernidade integrados num visual bastante próximo do solo, algo potenciado pelas reduzidas jantes de 13”.

A ideia convenceu tanto Harvey J. Earl que o primeiro protótipo automóvel da história acabou por se tornar o seu carro para as viagens diárias. Uma função que este veículo que tinha o motor de 140cv conetado a uma transmissão automática cumpriu durante uma dúzia de anos. Então foi substituído, pertencendo agora ao Heritage Center da General Motors. Mas, como pode ver no vídeo seguinte, em que foi conduzido por Jay Leno, o Buick Y Job continua totalmente operacional.

a carregar vídeo

Espera-se que o Salão de Genebra de 2018 nos volte a apresentar muitos concepts incríveis, à imagem do que já aconteceu no último ano. Recorde os concepts que mais se destacaram em 2017 nesta fotogaleria.

Nuno Fatela

Fonte: Road & Track e Buick