Renault quer vender “da fábrica para casa”

a carregar vídeo

A ideia da marca gaulesa, ao ligar os clientes diretamente à fábrica, é proporcionar maior liberdade de personalização e dar a oportunidade de seguir em direto a produção do automóvel

Através de um vídeo designado “A fábrica do futuro”, a Renault apresenta uma ideia revolucionária para a venda de automóveis, que elimina o papel intermediário dos concessionários. Revelando uma forte aposta na conetividade e digitalização, aproveitando o potencial das novas tecnologias, a ideia é estabelecer uma ligação direta entre os clientes e as suas unidades de produção. Os futuros proprietários fazem todas as opções de individualização do carro online, enviando-as depois diretamente para as fábricas, que se tornam centros mais evoluídos e inteligentes, com capacidade para receberem, e implementarem diretamente nas suas linhas, os requisitos dos clientes.

Na fábrica inteligente os funcionários são apoiados por tablets que recebem as informações específicas sobre cada viatura, sendo feitas em tempo real as necessárias adaptações. Além disso, existe um sistema de comunicação wireless nos componentes que tem em conta as opções de cada cliente, garantindo a instalação sem erros das peças escolhidas por estes. A própria supervisão da produção é mais eficaz, com apoio de câmaras na deteção de erros. Segundo as estimativas da Renault, estas alterações poupam por dia 90 minutos aos supervisores, além de limitar desde logo a existência de erros na produção. Existe ainda um sistema de comunicação com apoio remoto aos funcionários, que são guiados para fazer as reparações necessárias nos equipamentos, sendo as alterações imediatamente passadas para as restantes unidades fabris da marca.

Para os clientes existe ainda mais um atrativo, e que passa pela possibilidade de seguir em direto a produção do automóvel. Além de serem informados quando ele entra nas linhas de produção, podem acompanhar todo o fabrico através de câmaras. No final são avisados de que o seu novo carro está pronto para entrega.