Subaru anuncia novo XV para Genebra

23/01/2017

O crossover faz uso de uma nova plataforma e vai estrear-se numa modalidade híbrida no mercado europeu.

A Subaru anunciou uma das suas estrelas para o Salão de Genebra 2017, onde irá dar a conhecer a segunda geração do crossover XV. As principais novidades são a utilização de uma nova plataforma, já implementada também no novo Impreza, bem como a introdução de uma versão híbrida no mercado europeu, à imagem do que já existia nas gamas deste modelo disponíveis nos Estados Unidos e Japão.

O novo crossover irá ser mais longo e comprido que a atual geração, o que irá potenciar o aumento da habitabilidade para um interior que acolhe cinco passageiros. Um dos trunfos para melhorar o Subaru XV passa pela introdução na nova “Global Platform” da marca nipónica, que reduz as vibrações e aumenta a rigidez, conferindo assim maior agilidade, refinamento e conforto na condução. Esta base coloca também os motores numa posição 5mm mais baixa, o que irá reduzir o centro de gravidade e terá também benefícios no comportamento do crossover.

Além das versões com motores boxer 2.0L a gasolina e diesel, o modelo será também disponibilizado numa versão híbrida (em estreia na Europa), sendo de referir ainda que, tendo em conta que a Global Platform está já preparada para motorizações elétricas “puras”, que futuramente poderá também surgir um XV de emissões 0. Foi também confirmado que esta segunda geração irá contar com tração integral, mas que a marca afirma ter sido desenvolvido a pensar nos “aventureiros urbanos”, o que sugere que o sistema terá sido desenvolvido com um foco na segurança e não numa utilização intensiva off-road. Após a apresentação no Salão de Genebra, o novo Subaru XV chegará ao mercado automóvel europeu no segundo semestre de 2017.