Devido à parca quantidade de modelos para amostra, fruto das vendas que apenas nos tempos mais recentes começaram a avolumar-se, existem poucos estudos sobre o valor residual dos veículos elétricos. Mas uma investigação agora feita pelos americanos do iSeeCars vem dizer que os modelos de emissões 0, juntamente com os veículos premium, estão entre aqueles que perdem mais valor. No caso dos veículos elétricos existe um fator que entra para esta equação e é extremamente importante. Trata-se do facto destas contas serem feitas com base no preço dos carros sem considerar diversos incentivos fiscais para a compra, como o apoio de 7500$ na aquisição que existe nos Estados Unidos.
A realidade do Tesla Model S é totalmente diferente, pois o modelo apenas desvaloriza 17,1%. Para esta situação, os autores do estudo revelam que muito contribui a constante atualização do hardware e software através de novidades que chegam a bordo ‘over the air’. No caso dos restantes modelos de emissões 0 é apontado um motivo para a alta taxa de desvalorização, e que passa pelo ritmo constante a que surgem novidades pelas várias marcas. Isso torna as viaturas lançadas anteriormente mais desatualizadas, por causa das inovações tecnológicas que continuam a surgir.
Fonte: InsideEVS