Tesla Model Y sem espelhos

07/06/2017

Foi lançado pela marca um teaser do crossover que tem introdução prevista para 2019, onde se destaca o design bastante esculpido e ainda a ausência de espelhos retrovisores.

Ainda o muito aguardado Model 3 (cujas especificações surgiram online) não começou a ser entregue aos clientes e já a Tesla prepara o lançamento do Model Y. A foto deste futuro crossover elétrico, integrado no plano de produto que prevê a expansão da gama da marca, destaca desde já a introdução de linhas mais agressivas, como se comprova pelas nervuras do capot e os arcos das rodas volumosos. Além diso, o design é também influenciado pela evolução tecnológica, como demonstrado pela substituição dos espelhos retrovisores por câmaras cujas imagens serão apresentadas em ecrãs. A base para este crossover deverá ser a plataforma implementada também no Model 3, destinada aos modelos mais pequenos da marca americana.

Espera-se que o Tesla Model Y venha a surgir entre 2019 e 2020, introduzindo também um novo cérebro tecnológico que será mais avançado que o atual Autopilot. Isso poderá ser fulcral para outro dos pontos da estratégia “MasterPlan: Part Deux”, que visa tornar a marca de Elon Musk na líder da introdução de veículos autónomos. De momento o Autopilot já é o mais evoluído sistema de piloto automático entre os fabricantes de automóveis, mas este futuro sistema promete ser ainda muito mais evoluído. Após a chegada do Model Y a Tesla vai continuar a expandir a sua gama com outras propostas, onde se incluem um furgão, uma pick-up e um minibus fabricados com a mesma plataforma do SUV Model X.