Tesla superou rivais premium na Europa pela primeira vez

26/02/2018

Já nem no seu próprio continente os fabricantes germânicos conseguem deter a Tesla, pois o Model S superou os mais luxuosos modelos da Mercedes, Audi e BMW

A transformação do mundo automóvel liderada pela Tesla, através das motorizações elétricas e da introdução de diversas inovações tecnológicas como o Autopilot, está a convencer cada vez mais clientes, ao ponto do Model S ser agora a berlina de luxo mais comercializada em solo europeu. Isto significa que no final de 2017 o topo de gama da marca americana ficou à frente de modelos como o Mercedes Classe S, o BMW Série 7 e o Audi A8. Um dos analistas da Jato Dynamics, Felipe Munoz, destacou que esta situação “serve de alarme para as marcas tradicionais como a Mercedes. Isto significa que uma marca pequena mas inteligente como a Tesla pode batê-las na sua própria casa”.

Os registos mostram também que a evolução dos fabricantes tradicionais e do novo adversário no mercado ocorrem a ritmos bem distintos. Enquanto o Model S aumentou as vendas em 30%, para 16132 unidades, o Mercedes Classe S apenas subiu 3% para um total de 13359 viaturas. Pior ainda foi a performance do BMW Série 7, que caiu 13% para 11735 vendas. Também no segmento SUV, cada vez mais importante, a situação é similar, pois o Tesla Model X vendeu 12000 veículos, um resultado ao nível do Porsche Cayenne e superior ao do BMW X6, que ficou perto das 10.000 unidades, indicam também os dados da Jato Dynamics.

Mas se Felipe Munoz afirmou que esta situação serve de alarme para os fabricantes tradicionais, eles estão já a preparar resposta à Tesla, apostando também em força nas motorizações elétricas. No caso da Audi esta ofensiva começa já este ano com o SUV e-Tron e depois com um e-Tron Sportback, enquanto a Mercedes pretende lançar a partir de 2019 diversos modelos da submarca EQ. A Jaguar, por sua vez, revela já a 1 de março, na antecâmara do Salão de Genebra, o seu I-Pace sem emissões poluentes, enquanto na BMW está também a ser preparada a expansão da gama ecológica atualmente a cargo dos i3 e i8 (e também a chegada dos novos topos de gama Série 8 e X7). A Porsche está igualmente a investir nesta área, tendo apresentado o mais forte plano de investimento da sua história com vista ao Mission E e demais propostas, e também a VW vai revelar no próximo mês, também em Genebra, o ID Vizzion, viatura que poderá vir a dar origem a um modelo de produção para concorrer com o Model S.

Fonte: Automotive News Europe

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.