Toyota aposta nos barcos híbridos

A marca nipónica, pioneira na combinação entre motores elétricos e de combustão, procura agora avaliar a viabilidade da implementação desta tecnologia também sobre as águas.

A Toyota apresentou a primeira imagem da embarcação Ponam-28V, que será o primeiro barco recreativo a integrar o sistema híbrido da marca e será utilizado, nesta primeira fase de testes à tecnologia, para manutenções e outras tarefas do Porto de Tóquio. Durante estes estudos à viabilidade dos sistemas híbridos sobre as águas, os barcos vão ser utilizados para avaliar a evolução das instalações na Baía de Tóquio que serão utilizadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, e ainda para visitas turísticas nesta zona da metrópole asiática. Este projeto vai decorrer entre junho de 2018 e março de 2021, estando ainda prevista a utilização do Ponam-28V nas provas do maior evento desportivo do mundo, que se realiza na capital japonesa em 2020.

A Toyota assegura o funcionamento com Ponam-28V através da combinação de motores elétricos e de combustão, e vai procurar descobrir se a eficiência e vantagens dos híbridos demonstrada em modelos como o Auris ou o agora renovado Yaris também significará menores consumos e emissões e maior silêncio em outros campos. O barco de 8,5 metros recorre à combinação de um motor a gasolina de 3.0L com 191CV e 260Nm e de um propulsor elétrico de 36kW (48CV) e 350Nm, este último alimentado por uma bateria com capacidade de 11kWh. Tudo de forma a investigar se as motores híbridos podem agora aventurar-se também sobre os mares.