Toyota e-Palette: mais do que um veículo, uma aliança

Desvendado no CES 2018, o Toyota e-Palette é um veículo autónomo, elétrico e modular que se pode adaptar a diferentes necessidades. É uma plataforma de serviços – uma ideia que a Toyota deixou bem explicito ao anunciar uma aliança com diferentes empresas.

A Toyota foi ao Consumer Electronics Show (CES) de 2018, realizado em Las Vegas, desvendar o e-Palette, um veículo que alia o futuro da mobilidade autónoma e elétrica à prestação de serviços. É modular e adapta-se a diferentes actividades e conta com a particularidade de incorporar uma interface de controlo aberta, permitindo aos utilizadores instalarem o seu próprio sistema de condução autónoma, o que melhor se adequa às suas necessidades.

O Toyota e-Palette tem três dimensões distintas, num comprimento que vai dos quatro aos sete metros. No CES, o fabricante japonês mostrou uma variante com 4,800 mm de comprimento, 2,000 mm de largura e 2,250 mm de altura – dimensões suficientes (ou talvez não) para a realização de diferentes tipos de serviço. E que serviços? As companhias presentes na aliança respondem.

Diferentes marcas associaram-se à Toyota no que o fabricante designou por Aliança, entre as quais se incluem a Amazon, a DiDi, a Mazda, a Pizza Hut e a Uber. Estas empresas vão colaborar no planeamento do veículo, nos protótipos de aplicações e na verificação de atividades do veículo. O e-Palette conjuga a automatização e multi-funcionalidade a uma nova geração de baterias elétricas e a uma mobilidade inteligente. É um “novo ecossistema” para negócios cuja mobilidade é um fator preponderante.

a carregar vídeo

“Este anúncio marca um passo relevante na nossa evolução em direção à mobilidade sustentável, demonstrando a nossa expansão contínua, que vai além dos carros tradicionais e camiões, na criação de novos valores incluindo serviços para os clientes”, referiu Akio Toyoda, CEO da Toyota.

Esta é mais uma das iniciativas da Toyota na promoção de soluções para o futuro da mobilidade. O fabricante japonês planeia ainda ter 10 elétricos puros já para 2020.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.