Toyota garante acesso a motores Suzuki…que garante tecnologia híbrida

21/03/2019

Os dois fabricantes nipónicos estreitam laços, num acordo que contempla projetos para diversas regiões. A maior surpresa é o uso de motores Suzuki em compactos da Toyota na Europa, enquanto em contrapartida existe uma partilha da tecnologia híbrida

Depois de um memorando de entendimento assinado em 2017 e do início de conversações para estreitar laços em 2018, foi anunciado o acordo entre a Toyota e a Suzuki. E se inicialmente o diálogo focava-se no mercado indiano, a base de entendimento alcançada é bem mais extensa, incluindo também projetos globais, a nível europeu e para o continente africano. No que mais interessa para a nossa região, o destaque vai para o acesso a motores da Suzuki para modelos compactos da Toyota, enquanto em sentido inverso é fornecida tecnologia híbrida.

O primeiro acordo, de abrangência planetária, é precisamente sobre a garantia do acesso às motorizações híbridas Toyota pelos seus compatriotas. E este sistema pode ser implementado em dois novos modelos eletrificados da Suzuki na Europa, partindo da arquitetura usada no Corolla e no Rav4. Aproveitando o grande peso da Suzuki na Índia, onde a subsidiária Maruti representa 51% do mercado, serão usados componentes híbridos da Toyota fabricados neste território para os modelos da marca que lidera as vendas neste subcontinente.

Em sentido contrário, a Toyota ganha dois novos modelos para a Índia, que terão por base as plataformas dos Maruti Ciaz e Ertiga. E, talvez o ponto mais interessante desta parceria, o acesso por parte da Toyota a motores da Suzuki para modelos compactos na Europa. A ideia passa pela produção destes propulsores na fábrica que a Toyota detém na Polónia, e integrae afinações específicas da marca e também da Denso. Serão também fornecidos modelos, com base no Baleno, Vitara Brezza, Ciaz e Ertiga para o ataque da Toyota ao mercado africano.

Foram ainda forjadas outras parcerias com vista ao mercado indiano. Inclui-se aqui a produção nas instalações da Toyota em Kirloskar, a partir de 2022, do Suzuki Vitara Brezza. Além disso, também serão fornecidos outros componentes Toyota para os modelos da sua compatriota nesta economia emergente. E será também desenvolvido em conjunto um novo monovolume da Toyota destinado ao segmento C na Índia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.