Toyota já tem autocarro a hidrogénio

O Salão de Tóquio contará com uma presença inesperada: um autocarro da Toyota movido a células de combustível de hidrogénio (FCV – Fuel Cell Vehicles). Ainda em fase de protótipo, serão produzidas posteriormente cerca de 100 unidades deste autocarro para circularem nas ruas de Tóquio.

Quando a Toyota afirmou estar preparada para todos os futuros combustíveis, um autocarro não seria, provavelmente, a primeira hipótese imaginada pelo público para a marca demonstrar veículos recorrentes a combustíveis alternativos. Mas é já no Salão de Tóquio que a Toyota vai apresentar o protótipo Sora, um autocarro movido a células de combustível de hidrogénio.

Serão produzidas cerca de 100 unidades do modelo para uso doméstico, particularmente para satisfazerem necessidades de locomoção decorrentes dos Jogos Olímpicos de 2020.

Para além da particularidade da motorização, o Sora é confortável, tem capacidade para 78 passageiros – 22 sentados e 56 de pé – e faz recurso de soluções tecnológicas como uma função que suaviza o movimento do autocarro em situações de aproximação de paragem e bancos que se retraem automaticamente para dar espaço a carrinhos de bebé e a cadeiras de rodas. Este protótipo dispõe ainda de 8 cameras de alta definição no interior e exterior do autocarro.

Este é mais um exemplo de como a Toyota prepara a apresentação de soluções tecnológicas avançadas para o Salão de Tóquio deste ano. Também para o evento, o fabricante japonês vai apresentar a ampliada gama de elétricos semi-autónomos ‘Concept-i’.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.