Toyota recolhe 2 milhões de híbridos

09/10/2018

Um problema de software, que faz com que o carro perca potência e pare, está na origem deste recall de 2,4 milhões de híbridos Toyota. Existem 290.000 veículos afetados em solo europeu, dos quais 1598 em Portugal.

A Toyota anunciou uma volumosa chamada às oficinas para os clientes dos seus modelos híbridos, após ter encontrado um problema de software em unidades do Auris e do Prius fabricadas entre outubro de 2008 e novembro de 2014. Segundo vem sendo reportado internacionalmente, esta falha impossibilita, “em raras situações”, os veículos de entrarem em modo ‘Safe’ caso exista alguma falha na tecnologia híbrida. A consequência é que os carros podem perder potência ou mesmo ficar parados, embora não sejam desligados sistemas essenciais como a direção assistida, travões e luzes. E, embora não exista registo de acidentes devido a este problema, a marca afirma que pode existir um aumento do risco de colisão, pela desaceleração inesperada a velocidades mais elevadas. A resolução deste problema que levou ao recall de 2,4 milhões de híbridos Toyota passa por uma atualização de software (reprogramação da centralina), que demora cerca de 40 minutos a ser realizada nas instalações da marca.

Das viaturas afetadas, o maior número encontra-se em solo japonês, num total de 1,25 milhões de automóveis. Seguem-se 830.000 automóveis nos Estados Unidos a necessitarem de passar pelas instalações do fabricante nipónico, enquanto na Europa são 290.000 unidades. Também na China, África e Oceânia existem automóveis onde esta situação se verifica.

Neste recall de 2,4 milhões de híbridos Toyota, estão afetadas em Portugal um total de 1598 viaturas. A marca enfatiza, no entanto, que ” esta campanha de serviço reflete a preocupação do fabricante Toyota e o empenho de todos os seus profissionais na satisfação dos Clientes e na salvaguarda do pilar base da marca, a qualidade”. Como tal, irão passar pelos serviços da marca 821 Auris Hybrid (da primeira e segunda geração deste modelo), 730 Toyota Prius e mais 47 Prius+ da terceira geração. O departamento nacional da marca explicou ainda que “dentro dos próximos dias, a Toyota Caetano Portugal vai contactar diretamente os clientes das viaturas envolvidas para que, mediante a sua disponibilidade, se desloquem à Rede Oficial de Concessionários Toyota. A verificação e intervenção (reprogramação eletrónica) nas viaturas não terá qualquer custo para o cliente”.

Fonte: Automotive News Europe e Autocar