Dinâmica, Design, habitáculo, faróis inteligentes, sistemas de assistência à condução, conectividade e mecânica. Tudo no Insignia é novo e tudo isso lhe mostramos com todo o detalhe nos vídeos que se seguem.

Antes de mais, fique a saber que já o pode encomendar mas as primeiras unidades só chegarão no início de julho, com a vantagem de ficarem desde logo disponíveis tanto o carro (Grand Sport, de 5 portas) como a carrinha (Sports Tourer).

Com uma nova estrutura designada por Epsilon2, o novo familiar da Opel estará disponível com um novo motor de 1.5 litros turbo (140 CV) na base da oferta a gasolina e que custará a partir de 28 680 euros. A oferta diesel mais interessante para o nosso mercado será o 1.6 D de 110 CV, desde 30 980 euros.

A nova plataforma fez aumentar bastante a distância entre eixos e o comprimento do carro, com ganhos na habitabilidade, especialmente nos bancos traseiros. A mala também ganhou espaço, oferecendo agora 490 litros no carro e 560 litros na carrinha. Esta deixa de ter aquela abertura estranha com faróis nos cantos e um enorme lábio, para passar a ter outra elegância, mesmo com o portão traseiro aberto, o que pode ser feito de forma automática passando o pé por baixo.

O interior do Insignia é todo novo, com o tablier arrumado por grupos de comandos e informações. A instrumentação é um misto de indicadores digitais com analógicos, os bancos são mais ergonómicos e a posição de condução está rebaixada.

Tendo ficado mais baixo, o Insignia é agora mais eficaz dinamicamente e mais fácil de guiar, também por ter perdido peso (até 200 kg) graças à utilização de aços de alta resistência na sua estrutura e carroçaria.

A condução fica especialmente melhorada com o chassis mecatrónico FlexRide, com três modos de condução e agora a permitir a programação dos diversos parâmetros em separado (direcção, chassis e motor).

As tecnologias de bordo foram reforçadas, agora com um head-up display projectado no para-brisas, câmara a 360 graus, programador de velocidade adaptativo, manutenção na faixa de rodagem com aviso de saída de faixa e direcção ativa, alerta de trânsito pela traseira na marcha-atrás e a importante travagem autónoma de emergência capaz de reconhecer peões.

Entre as novas tecnologias mais marcantes surge a evolução dos faróis inteligentes Intellilux, com matriz de LED agora com 32 segmentos, mais rápidos na reacção, mais precisos e mais potentes na iluminação.

O sistema de assistência OnStar permite agora fazer reservas de hotéis e até procurar espaços de estacionamento, mantendo as funções de alerta de pedido automático de socorro em caso de acidente, localização do veículo e outras.

Todos os motores do Insignia ficaram entre três e dez por cento mais económicos, sendo o 1.6 turbodiesel o que anuncia a média mais baixa: 4,0 l/100.

Para quem prefere a serenidade na condução a marca propõe uma nova caixa automática de oito velocidades, disponível na versão 2.0 turbo de 260 CV, em conjunto com a tração integral, esta a estrear um novo sistema de vectorização de binário com duas embraiagens no eixo traseiro.

António Amorim/Turbo