Os painéis fotovoltaicos são, pela sua capacidade de gerar eletricidade, uma solução apelativa para o mundo dos veículos elétricos. Exemplo disso são as investigações da Hyundai-Kia em torno desta tecnologia, que pretende aplicar para estender a autonomia dos seus modelos eletrificados e até como apoio aos modelos de combustão. Mas há quem vá mais longe, como a empresa holandesa Lightyear. Esta firma anunciou para 25 de junho a apresentação do primeiro carro solar de grande autonomia, permitindo cumprir longas distâncias sem precisar de parar para ligar a viatura à tomada.
Este automóvel tem baterias para percorrer, mesmo nos dias mais negros, entre 600 e 800km. E com a promessa de carga doméstica mais veloz do que qualquer modelo elétrico atualmente no mercado. Mas é no potencial da energia solar que este carro aposta. A marca explica num gráfico publicado no seu site as vantagens obtidas pelo recurso à energia solar. Para percorrer 30.000km este carro solar Lightyear One precisa apenas de 25 cargas, contra 66 de um Tesla Model S P100D ou 48 reabastecimentos de um híbrido como o Volvo V90 PHEV.