Vem aí o carro solar de grande autonomia

17/05/2019

O Lightyear One é apresentado por uma firma holandesa e, tratando-se de um carro solar, foi pensado para combater os dois grandes handicaps dos carros elétricos: carga e autonomia

Os painéis fotovoltaicos são, pela sua capacidade de gerar eletricidade, uma solução apelativa para o mundo dos veículos elétricos. Exemplo disso são as investigações da Hyundai-Kia em torno desta tecnologia, que pretende aplicar para estender a autonomia dos seus modelos eletrificados e até como apoio aos modelos de combustão. Mas há quem vá mais longe, como a empresa holandesa Lightyear. Esta firma anunciou para 25 de junho a apresentação do primeiro carro solar de grande autonomia, permitindo cumprir longas distâncias sem precisar de parar para ligar a viatura à tomada.

Este automóvel tem baterias para percorrer, mesmo nos dias mais negros, entre 600 e 800km. E com a promessa de carga doméstica mais veloz do que qualquer modelo elétrico atualmente no mercado. Mas é no potencial da energia solar que este carro aposta. A marca explica num gráfico publicado no seu site as vantagens obtidas pelo recurso à energia solar. Para percorrer 30.000km este carro solar Lightyear One precisa apenas de 25 cargas, contra 66 de um Tesla Model S P100D ou 48 reabastecimentos de um híbrido como o Volvo V90 PHEV.

Potência é algo que provavelmente também não vai faltar. Isto porque o primeiro carro solar de grande autonomia conta com um motor elétrico acoplado a cada roda, cuja potência deverá ser divulgada apenas a 25 de junho, na cidade holandesa de Katwijk. Mas, tal como os elétricos continuam reservados apenas a carteiras mais abastadas, o mesmo acontece com o Lightyear One. Para as primeiras 100 unidades fabricadas, a partir de 2020, é preciso fazer uma reserva de 119.000€, sendo exigido um depósito de 19.000€ para as 400 unidades seguintes e de 4.000€ depois das primeiras 500 unidades produzidas. Portanto, se quer um lugar ao sol na lista do Lightyear One, prepare-se para pagar uma boa maquia…