A gama do Nissan Leaf promete ter vários reforços neste novo ano, em que deve ser lançada a versão de visual mais desportivo com chancela da Nismo e chegar também a anunciada variante com maiores capacidades. A que se podem também juntar planos para uma versão desenvolvida a partir do Grand Touring Concept que este mês é apresentado ao público em Tóquio. E foram agora conhecidos novos dados sobre a versão com maior autonomia, que poderá ser designada Nissan Nismo e-Plus e colocar-se num patamar similar a propostas como o Tesla Model 3 e o Opel Ampera-e. E a origem das informações é bastante fidedigna, pois trata-se da ESC, a fabricante de baterias que a própria Nissan vendeu à LG Chem.
Mas existem mais novidades, desde logo com a presença de um motor mais potente, passando dos atuais 110kw (147cv) para os 160kW (214cv). A que se juntam um pack de baterias de maior capacidade, alcançando os 64kWh contra os atuais 40kWh, e a possibilidade de fazer carga rápida com uma potência de 100kW, o dobro do atual. Entre as restantes novidades destaque também para a introdução de um sistema de gestão termal, uma solução que visa aumentar a capacidade real em cenários como temperaturas mais baixas (por exemplo a Tesla está a estudar formas de pré-aquecimento das baterias), a que se junta ainda a melhoria das performances. No caso da aceleração 0-100km/h do Nissan Leaf e-Plus, o tempo é reduzido dos 8.5 segundos para um registo de somente 6.5 segundos.
Nuno Fatela
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