Volkswagen T-Roc R: A versão desportiva do SUV fabricado na AutoEuropa

25/02/2019

Surgiu agora a versão desportiva do modelo fabricado na AutoEuropa, num protótipo muito perto da produção. Recorrendo a um motor de 300cv, o novo Volkswagen T-Roc R demora menos de cinco segundos a atingir os 100 km/h

Depois dos vídeos de desenvolvimento em Nurburgring, onde a presença de Petter Solberg ao volante indicava imediatamente que estaríamos na presença de um modelo com capacidades superiores, surge agora o Volkswagen T-Roc R. Para ganhar esta famosa letra no final do seu nome, pois o R representa os mais ‘racing’ da gama da VW desde 2010, o modelo ganha um motor mais potente e outras alterações mecânicas. A isso junta alguns elementos estéticos para que todos saibam que, quando se aproxima o Volkswagen T-Roc R, é o momento de fazer pisca e passar para a faixa do lado direito…

Potência suvifiente…

Potência é algo que não falta a este ‘SUV de corrida’, pois a VW equipou este T-Roc com um bloco 2.0 TSI que debita 300cv e 400Nm. Isso permite atingir os 100km/h em apenas 4,9 segundos, um registo obtido com recurso ao Launch Control. Já que recebeu a designação “R”, fica sempre bem a presença do ‘Race’ entre os modos de condução do Volkswagen T-Roc R, provavelmente a melhor forma de chegar à velocidade máxima de 250 km/h. Para “excelente aceleração sem perda de tração”, a marca germânica optou pela combinação entre a caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem e o sistema de tração integral 4Motion. Mas, se por acaso decidir ir dançar com o T-Roc R, pode sempre optar por desligar no botão específico o controlo de tração…

Mas a Volkswagen não se ficou por aqui, e ainda ofereceu outros presentes a este SUV de performance. Como, por exemplo, o sistema de travagem idêntico ao do Golf R Performance, que recorre a discos de 17” e com pinças onde se pode ver impressa a letra “R”. Além disso, a suspensão foi rebaixada e é possível substituir as jantes de 18” por umas opcionais com 19”. O escape com assinatura da Akrapovich está também contemplado.

Estilo mais racing

Apesar do visual do T-Roc ser habitualmente bastante elogiado, a marca efetuou algumas mudanças para dar um perfil mais agressivo a esta versão R. Na dianteira passa a surgir uma grelha diferente, e o novo para-choques acolhe a iluminação diurna, em formato vertical, e entradas de ar maiores. O Volkswagen T-Roc R ganha também um novo para-choques na traseira, onde se acomodam as duas saídas de escape e o difusor. Para fazer com que o ar passe ainda melhor pela traseira, o SUV acolhe ainda um novo spoiler no prolongamento do teto.

A bordo os destaques principais são o volante multifunções, com patilhas no volante, e também os pedais em aço. além disso, a iluminação ambiente é em cor branca e os ecrãs apresentam um grafismo de boas vindas diferente. Mas, se porventura acha que este estilo ainda não é suficiente entusiasmante, existe ainda um pack “Leather” que oferece ao Volkswagen T-Roc R acabamentos em pele Nappa, outros revestimentos em fibra de carbono e ainda costuras em cinzento.

Apesar de até ter revelado opcionais, a Volkswagen refere, no entanto, que este ainda não é o VW T-Roc R que chegará às fábricas. Este concept muito próximo da versão final de produção do SUV desportivo tem estreia mundial no Salão de Genebra, que abre portas na próxima semana.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.