Volkswagen vai manter nº 1 mundial

Estas são as informações reveladas pelo Bild, com o jornal germânico a referir que, graças aos novos recordes anuais de veículos entregues e de receitas, o Grupo Volkswagen é o nº 1 mundial em 2017.

Em dezembro o CEO Matthias Mueller já tinha avisado que 2017 iria trazer “resultados excecionais” e agora o jornal germânico Bild afirma que essa realidade será concretizada quando forem apresentados os resultados oficiais do consórcio, a 17 de janeiro. Segundo fontes da própria empresa, e com base nas estimativas de números de vendas já obtidas, o Grupo Volkswagen é o fabricante nº1 a nível mundial, com um registo de 10,7 milhões de veículos comercializados. Estes números representam um recorde, pois nunca o gigante alemão composto por doze marcas tinha conseguido entregar tantos automóveis num só ano, e será acompanhado por outro máximo histórico, pois os 220 mil milhões de euros de receita gerados representam um crescimento de três mil milhões comparativamente ao exercício anterior.

Estes dados ajudam a confirmar que as “nuvens negras” causadas pelo escândalo do Dieselgate estão, aparentemente, totalmente dissipadas. Já em 2016, o primeiro ano após ter surgido a fraude de emissões, os resultados tinham significado o nº1 mundial, com 10,3 milhões de automóveis transacionados, e o novo recorde significa que a série positiva e o crescimento se mantêm. Estes resultados mostram também que os germânicos se estão a distanciar da Toyota, considerada o seu maior adversário nesta luta, já que o grupo japonês previu em dezembro que o seu acumulado de vendas anual ficaria situado nas 10.35 milhões de unidades. Mas, para ter a garantia de que o Grupo VW é o maior fabricante mundial em 2017, falta apurar os resultados dos outros dois candidatos à posição mais alta do pódio, a General Motors e, principalmente, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que terminou o primeiro semestre do ano passado no primeiro lugar.

Também em Portugal os resultados de 2017 do consórcio germânico foram considerados positivos, como referido no balanço efetuado pelo Grupo SIVA. A representante para solo nacional de várias marcas do Grupo VW já revelou também o calendário de novidades e os principais trunfos para 2018.

Fonte: Automotive News Europe