Volvo anuncia submarca dedicada à mobilidade partilhada

A Volvo anunciou o lançamento da submarca ‘M’, um projeto que rivalizará com o da Volkswagen, o Moia. Este serviço de mobilidade partilhada estará disponível em 2019 numa primeira fase nos Estados Unidos da América e na Suécia.

O conceito de propriedade do automóvel está a alterar-se progressivamente, à medida que os serviços de mobilidade partilhada atraem clientes. A Volkswagen lançou o Moia e a Volvo responde agora com o lançamento da submarca ‘M’, serviço em que a tecnologia permitirá uma configuração personalizada para cada utilizador. Numa primeira fase, estará disponível nos Estados Unidos da América e na Suécia.

Os serviços da submarca ‘M’ do fabricante sueco funcionarão a partir de uma aplicação para smartphone. Ainda pendente de confirmação, os automóveis disponíveis para os clientes deverão ser todos os da gama da Volvo – ao contrário do que acontece com o atual serviço de car-sharing da marca, o Sunfleet, que apenas contempla os modelos SUV.

“O conceito de propriedade dos carros privados não vai desaparecer, mas, como fabricante, precisamos de aceitar o fato de que isso se reduzirá e, mais importante, mudará”, sublinhou Håkan Samuelsson, Diretor Executivo da Volvo. “Temos um conceito comprovado e lucrativo no nosso mercado doméstico que pretendemos alavancar à medida que desenvolvemos um conceito global”, acrescentou o responsável.

Os serviços de mobilidade partilhada ganham cada vez mais importância para os fabricantes e contribuem para a alteração do conceito de propriedade automóvel. Além da Volvo e da Volkswagen, outros fabricantes como a Daimler, a Renault ou o Grupo PSA (com o Emov, serviço já disponível em Lisboa) apressam-se em apresentar as suas propostas para este conceito.

Leia também: Volvo promete forte redução dos plásticos

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.