Já está disponível para encomenda em solo nacional o novo motor 1.5 TSI Evo, um avançado propulsor que conta com o sistema de desativação de cilindros e diversas soluções para reduzir a fricção e melhorar o refrigeramento.

A gama do Volkswagen Golf em solo nacional acaba de ser reforçada com a chegada ao nosso país das versões equipadas com o motor 1.5 TSI Evo, um propulsor que apresenta tecnologias como a injeção direta com pressão a 350 BAR e controlo eletrónico, sistema common rail e sistema de gestão ativa dos cilindros, capaz de desligar metade dos quatro cilindros num intervalo entre as 1400RPM e as 4000RPM e quando se circula abaixo dos 130km/h. Isto garante uma elevada eficiência a este bloco de 150CV e 250Nm (do ralenti às 1500RPM) que, quando conetado a uma caixa manual de seis velocidades, consegue uma média de consumos de 5.0L/100km, e no caso de trabalhar em conjunto com a opcional transmissão automática DSG de 7 velocidades alcança um registo ponderado de 4,9L/100km.

Golf_the_update-1-960x600

A marca germânica destaca também outras características do motor 1.5 TSI Evo, como a redução da fricção interna em comparação aos motores 1.4L, algo alcançado com recurso a soluções como uma bomba de óleo variável e um primeiro rolamento da cambota revestido de polímero. A refrigeração foi outro dos focos no desenvolvimento, com vantagens obtidas através de um intercooler indireto mais eficiente, com os componentes sensíveis à temperatura como a válvula de borboleta colocados a jusante do intercooler, e um sistema de gestão térmica inovador com novo mapa de refrigeração.

Estando disponível para o Volkswagen Golf nos níveis de equipamento a partir do ConfortLine, os preços das versões com o novo motor 1.5 TSI Evo de 150CV têm início nos 27740€, um registo que sobe para os 28775€ caso a opção seja para a carrinha Variant. A marca alemã anunciou ainda que está já em desenvolvimento uma versão deste motor de quatro cilindros com 130CV, que vai estar disponível a partir de meados do ano e vai conseguir consumos de 4,6L/100km no ciclo NEDC.

As principais informações sobre o novo Volkswagen Golf, que já tem comandos gestuais, podem ser encontradas neste artigo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.