a carregar vídeo

Prestes a completar 70 anos de idade (no próximo dia 7 de março), Walter Röhrl mostra e explica como se anda de lado com o Audi quattro com que foi campeão de ralis e vencedor do rali de Monte Carlo.

Neste video podemos ver saudosas imagens do piloto ao volante dos diversos carros com que competiu no Rali de Monte Carlo, o qual venceu por quatro vezes com quatro marcas diferentes.

Neste seu regresso às origens confessa sentir-se “30 anos mais novo ao volante deste carro. O Monte Carlo era o Wimbledon do ténis aplicado aos ralis”, explica.

Recordando a sua entrada para a Audi, Röhrl salienta: “Andei 20 anos nos ralis com carros de tração traseira. Quando entrei para a Audi disseram-me para travar com o esquerdo, senão o carro não virava. Caramba! não vou precisar disso, pensei. Mas enganei-me. Passei as seis semanas seguintes a aprender da pior maneira. mas aprendi!”

Fazendo um paralelo com os carros de ralis da atualidade, Röhrl refere que “o Audi quattro tinha uma direção pesadíssima e para operar a embraiagem uma pessoa normal tinha de usar as duas pernas. Mas ali era preciso meter mudanças a cada dois segundos! Era isto que fazia a diferença entre os melhores pilotos e os outros.”

Veja agora como o mestre do slide ainda domina as curvas com mestria como se tivesse menos 30 anos no BI.

 

António Amorim