Utilizadores de trotinetes e bicicletas: Lisboa já tem um passe de micromobilidade

14/07/2021

Lisboa vai acolher a partir de agora um passe de micromobilidade que dará para utilizar em trotinetes e bicicletas da Bolt.

A partir de hoje, os lisboetas vão poder contar com uma nova modalidade de passe que permite a utilização de trotinetes ou bicicletas.

De acordo com o jornal Público, a modalidade de passe resulta de uma parceria estabelecida entre a Bolt, a Câmara de Lisboa e os Transportes Metropolitanos de Lisboa, através da qual os interessados podem pagar mais 15 euros (a somar ao valor do passe Navegante pago) e ter direito a 20 minutos diários para trotinetes elétricas e bicicletas.

O intuito é que as trotinetes e as bicicletas possam funcionar como um “complemento ao uso dos trasportes” públicos, segundo dá conta Santiago Páramo, responsável pela área de Rentals da Bolt em Portugal, ao jornal Público.

PASSE ADICIONAL TERÁ VALOR DE 15 EUROS

Para a ativação deste passe especial é necessário ter o passe Navegante ativo.

Depois o utilizador terá de fazer o download da aplicação da Bolt e, por último, preencher o formulário disponível aqui a partir deste dia 14.

Após a validação dos dados (que demora cerca de dois a três dias), o utilizador pode passar a comprar o passe mensalmente e a ter acesso a estes dois meios de transporte, refere o jornal.

Ao Público, Santiago Páramo refere que esta iniciativa pretende “incentivar a utilização de bicicletas eléctricas e trotinetas, fazendo um passe mais barato para encorajar os utilizadores a usar uma forma mais rápida e barata de deslocação”.

Segundo os responsáveis da Bolt ouvidos pelo jornal, trata-se de uma oferta especialmente dirigida aos utilizadores de distâncias curtas, “como, por exemplo, para ir de casa à paragem do metro ou autocarro”.