Volkswagen lembra recorde de velocidade alcançado há 40 anos

11/05/2020

A marca de Wolfsburgo decidiu voltar atrás no tempo para recordar um dos seus veículos experimentais, o ARVW (Aerodynamic Research VW).

Este veículo foi desenvolvido no final dos anos 70 e trata-se de um protótipo que chegou numa época em que existia uma crise na produção de combustíveis. O objetivo foi demonstrar como a aerodinâmica poderia tornar os seus automóveis mais eficientes.

Este era um veículo esguio com apenas um lugar para um passageiro O ARVW tem apenas 84 cm de altura e 1,1 m de largura e cujo design era focado na obtenção do melhor coeficiente de resistência aerodinâmica possível.

O modelo foi construído sobre uma estrutura de alumínio composta por painéis que utilizavam uma mistura entre fibra de vidro e carbono. A propulsionar o veículo estava um motor de seis cilindros em linha turbodiesel, montado atrás do condutor, com 2.4 litros de cilindrada e 179 cv de potência. A verdade é acabou por provar a sua eficiência ao alcançar 362 km/h quando a Volkswagen o decidiu testar em 1980 na pista de Nardo.