843 mil quilómetros com as baterias de origem do BMW i3

02/06/2018

As baterias do BMW i3 com células de 94 Ah suportam 4600 ciclos de carga, o que dará para um utilizador percorrer, em boas condições, mais de 843 mil km com o seu equipamento de origem.

Numa altura em que se aguarda que o BMW i3 venha a receber uma variante de baterias com células de 120 Ah que garantiriam 43.2 kWh, a Samsung SDI veio ao “2018 Energy Storage Europe”, na Alemanha, apresentar uma bateria de elevada densidade energética de 111 Ah, juntamente com as suas baterias de 94 Ah presentes nos veículos por si equipados.
A grande diferença entre estas suas soluções (111 Ah e 94 Ah) reside no facto das novas baterias de 111 Ah conterem a mesma quantidade de energia com um menor número de células.

A BMW introduziu o i3 no final de 2013, equipando-o com um pack de baterias de 21.6 kWh (a capacidade das células de iões de lítio eram de 60 Ah). Em 2016, a marca avançou para uma bateria de 33.2 kWh (usando células de 94 Ah). Uma solução com base em células de 120 Ah permitiriam ao i3 armazenar o dobro da energia, cerca de 32,2 kWh.

Mas enquanto estas baterias de próxima geração da Samsung SDI não saltam para os veículos de imediato, o fabricante fez questão de destacar a performance das células de 94 Ah utilizadas no BMW i3.

A Samsung SDI refere que estas baterias suportam 4600 ciclos de carga a 25ºC até chegarem ao fim da sua vida num automóvel, o que acontecerá quando a sua capacidade descer aos 80%.

Transpondo esta informação para o BMW i3 (cujas células 94 Ah dão corpo à bateria de 33,2 kWh) e considerando que uma carga completa dá para 183 km, estes 4600 ciclos de carga permitem que um utilizador percorra mais de 843 mil quilómetros com as suas baterias de origem.

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