Acciona fornece energia renovável para transportes públicos do Porto

25/01/2021

A Acciona estabeleceu um contrato de fornecimento de eletricidade 100% renovável com a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.

Com este acordo, as instalações da maior operadora de transporte rodoviário da AMP (Área Metropolitana do Porto), bem como os sistemas de gestão e a frota de veículos elétricos da empresa, são abastecidas por eletricidade limpa.

Com isso, indica a Acciona, evita-se a emissão anual para a atmosfera de 1.046 toneladas de CO2.

O contrato celebrado prevê que a Acciona forneça cerca de 5.000 MWh de eletricidade certificada com Garantias de Origem 100% Renováveis, segundo a plataforma EEGO (Entidade Emissora de Garantias de Origem) da REN (Rede Elétrica Nacional).

“Sendo de conhecimento público que a STCP tem estabelecido como compromisso reduzir as emissões de CO2 e desenvolver um sistema de mobilidade sustentável nos seis concelhos onde tem operação (Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo), a contratualização de consumo de energia totalmente renovável vai ao encontro da estratégia da empresa”, aponta em comunicado a Acciona.

A STCP JUNTA-SE ASSIM AOS MAIS DE 50 CLIENTES FORNECIDOS PELA ACCIONA COM ENERGIA 100% RENOVÁVEL EM PORTUGAL.

A Acciona só comercializa energia 100% limpa e prevê certificar toda a energia fornecida na nova plataforma EGGO para assim consolidar a sua posição como maior comercializador 100% renovável do mercado português.

Alexandre Kisslinger, Diretor da Divisão de Energia da Acciona em Portugal, afirma que “a eletrificação dos transportes públicos movidos a energia renovável é uma das maneiras mais rápidas e eficazes de tornar as nossas cidades e economias verdes. É por isso que este é um acordo estratégico para a Acciona, por estarmos cientes da relevância de uma empresa como a STCP, qual a sua visão para o futuro dos transportes públicos no Grande Porto, bem como o papel desenvolvido na sensibilização das populações quanto à importância das energias renováveis para a nossa economia e sociedade. É mais uma demonstração cabal do nosso comprometimento com a implementação de uma Economia Verde, a pensar no presente, mas também no futuro das gerações mais novas e vindouras”.

Acciona: mais de 166MW de potência instalada
À atividade de comercialização, a Acciona soma ainda ativos de produção de energia renovável, com mais de 166MW de potência instalada, entre tecnologias eólica e solar. O seu portfolio em Portugal é constituído por 16 parques eólicos, bem como uma das maiores centrais fotovoltaicas da Península Ibérica, a Central Solar da Amareleja, com 46MWp, capaz de produzir energia suficiente para 30.000 famílias portuguesas e evitar a emissão de aproximadamente 90.000 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera.
Em todo o mundo, a Acciona tem mais de 10.500MW de produção de energia renovável. Este ano foi eleita pela sexta vez consecutiva como a utility elétrica global mais sustentável do planeta, segundo o ranking “New Energy Top 100 Green Utilities” elaborado pela consultora independente especializada em mercados energéticos Energy Intelligence.
A empresa comercializa energia 100% renovável a mais de 500 empresas e instituições em todo o mundo, dando assim um muito importante contributo para a descarbonização e mitigação das alterações climáticas. Em Portugal, muitos clientes têm confiado na Acciona e entre estes encontram-se empresas, como a Coca-Cola, FNAC, Sonae Arauco, Makro, Vidrala, Bosch, Indorama e Danone, entre outros.