Campeões nacionais de Novas Energias têm as cores do Watts On!

07/12/2021

A dupla Nuno Serrano/Alexandre Berardo, da equipa Prio Renault Eco Team, venceu a primeira edição do Campeonato Portugal de Novas Energias – PRIO, prova de regularidade.

“Cumprimos o objecto ao qual nos propusemos no início da temporada: a vitória de uma das equipas da Prio Renault Eco Team no CPNE. Fizemos melhor, conseguimos a dobradinha que fica para a história desta nova modalidade do desporto automóvel. Um agradecimento especial para a PRIO, RENAULT, MOBICASCAIS, EDGELINE e WATTS ON que acreditaram e apoiaram o nosso projecto.”, comentou Alexandre Berardo na sua página de Facebook.

Fotografia: Bernardo Lúcio

Em segundo lugar, como vice-campeão, ficaram Eduardo Carpinteiro Albino/João Fernandes, também da equipa Prio Renault Eco Team.

Fotografia: Bernardo Lúcio

Ambas as equipas foram apoiadas pelo Watts On e fizeram-se à estrada num Renault Zoe ZE50 R135.

Os Zoe da equipa equipa Prio Renault Eco Team, no autódromo do Estoril. Foto: Prio Renault Eco Team

AS DUAS EQUIPAS QUE OCUPARAM OS LUGARES MAIS ALTOS DO PÓDIO – CAMPEÃ E VICE-CAMPEÃ – SÃO APOIADAS PELO WATTS ON.

No terceiro do pódio ficou Pedro Morais/Sílvia Coutinho, em BMW i3.

Terceiro classificado da geral. Fotografia: Bernardo Lúcio

Significa isto que a classificação final do campeonato, ao nível das três primeiras posições do Campeonato, acabou não sofrer alteração com a última etapa realizada, com o “Circuito UVE – 6 Hours Race Estoril”.

A primeira edição do Campeonato Portugal de Novas Energias – PRIO nasceu da união de esforços entre o Classic Clube de Portugal (CCP) e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e visa, para além da componente desportiva, contribuir, não apenas para consciencializar para a temática da defesa do ambiente, mas também para apresentar ao grande público as soluções de mobilidade ecológicas que já se encontram disponíveis no mercado.

Pensado para ser disputado em quatro etapas, este campeonato é o primeiro realizado em Portugal orientado pelas denominadas “energias limpas”, com preocupações ambientais e ecológicas, sendo inteiramente dedicado a veículos de estrada normais e admitidos na competição apenas veículos BEV (Battery Electric Vehicle).

Os vencedores do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO apuraram-se através da disputa de três etapas onde os participantes, nacionais e estrangeiros, realizaram provas na modalidade de regularidade com veículos totalmente descarbonizados.

A primeira etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias passou por Oeiras, nos dias 18 e 20 de junho, com o “Oeiras Eco Rally-Portugal, com o apoio do Município de Oeiras – foi uma prova que se inseriu, ainda, no FIA Electric and New Energy Championship, campeonato organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que conta com a realização de outras etapas mundiais.

A segunda etapa aconteceu em Proença-a-Nova, nos dias 24 a 25 de julho, com a “Eco Race Proença-a-Nova”.

A terceira etapa, que estava prevista para a “Rota N2 Eletric”, teve de ser cancelada por motivos relacionados com a pandemia da COVID-19.

O Campeonato terminou este passado fim-de-semana com o “Circuito UVE – 6 Hours Race Estoril” etapa que contou com o apoio da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – e de onde saiu vencedora, combinando regularidade/eficiência energética, a dupla Filipe Lopes/Bruno Fonseca em Tesla Model 3 SR+.