Carregadores Siemens “Made in Portugal” equipam terminal de autocarros

11/09/2021

A fábrica de carregadores para veículos elétricos da Siemens, em Corroios, no Seixal, vai produzir 45 unidades de carregamento para autocarros elétricos para o terminal de autocarros de Hardau, na Suíça, onde 45 novos autocarros elétricos vão ser abastecidos no futuro.

A INSTALAÇÃO DEVERÁ ENTRAR EM FUNCIONAMENTO NO INÍCIO DE 2022.

Este projeto faz parte de um contrato assinado com a Autoridade de Transportes Públicos de Zurique (VBZ) para o fornecimento, instalação e comissionamento destes equipamentos.

A cidade de Zurique estabeleceu a meta de reduzir para zero as emissões diretas de gases com efeito de estufa na área metropolitana, até 2040. O plano prevê, até 2030, uma redução de pelo menos 50% dos níveis registados em 1990.

DAS 45 ESTAÇÕES DE CARREGAMENTO SICHARGE UC, 30 TERÃO UMA CAPACIDADE DE CARREGAMENTO DE 100 KW E 15 UMA CAPACIDADE DE 150 KW.

Os autocarros serão carregados por cabos e conectores (padrão CCS), principalmente durante a paragem noturna.

Os cabos de carga estarão suspensos no teto, deixando os acessos livres e facilitando a entrada e saída de autocarros.

Carregamento verstátil para autocarros

A Siemens destaca a versatilidade dos seus carregadores Sicharge UC como uma das suas mais-valias.

A família de produtos Sicharge UC disponibiliza uma variedade de opções de interface para veículos elétricos e um leque de potências que vão de 100 kW a 800 kW.

Explica a empresa que “a forma mais fácil de ligar um veículo elétrico é através do cabo disponível no carregador. Com o intuito de otimizar o investimento e o espaço, podem ser instalados vários dispensadores, que podem ser ligados sequencialmente a partir de um único carregador”.

A família de produtos Sicharge UC também disponibiliza soluções de ligação automatizada para carregamentos de oportunidade, através de um pantógrafo ou através de barramentos de contacto (também disponíveis em poste).

Qualquer uma destas opções é novamente alimentada a partir de uma estação de carregamento. Também é possível combinar dispensadores e pantógrafos.