O concurso assenta em duas grandes novidades.
A primeira grande novidade está no facto dos 2,7 milhões de utentes dos 18 municípios da região metropolitana de Lisboa passarem a poder usufruir de um serviço rodoviário que irá circular com uma única imagem e marca: Carris Metropolitana.
Ou seja, frotas com uma mesma imagem (Carris Metropolitana), ainda que trabalhada por diferentes operadores privados ou municipais (caso da própria Carris na cidade de Lisboa).
A segunda grande novidade consiste no facto de, com este procedimento, a Área Metropolitana de Lisboa passar a gerir todos os transportes públicos na sua área de influência.“É com expectativa que nós vemos a opção que vai ser desenhada” – ministro do ambiente e da ação climática, João Matos Fernandes.
Nesse contexto, a rede foi desenhada durante cerca de um ano pela Área Metropolitana de Lisboa e pelos 18 municípios envolvidos, procurando ter em consideração os trajetos que as pessoas mais utilizam ou a que têm mais necessidade de recorrer em toda a Área Metropolitana de Lisboa.
É obviamente de esperar que a esmagadora maioria das carreiras atuais se mantenham, porém é igualmente certo que haverá ajustes e acrescentos à malha atualmente existente.
1200 milhões de euros
No valor de 1200 milhões de euros, o concurso rodoviário, o maior em curso no país, servirá para aumentar a oferta em mais de 40% face aos atuais serviços, dando continuidade a “uma revolução na mobilidade da região metropolitana de Lisboa sem paralelo nas últimas décadas”, de acordo com o primeiro-secretário metropolitano, Carlos Humberto de Carvalho.
A rede está subdividida em quatro lotes, dois na margem sul de Lisboa e dois na margem de norte da capital:
- Noroeste, que abrange os municípios da Amadora, Oeiras e Sintra e intermunicipais de ligação a Lisboa e Cascais;
- Nordeste, com carreiras nos concelhos de Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira e intermunicipais de ligação a Lisboa;
- Sudoeste, para os municípios de Almada, Seixal e Sesimbra e intermunicipais de ligação ao Barreiro e Lisboa;
- Sudeste, que contempla os concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal e intermunicipais de ligação ao barreiro e Lisboa.
578 LINHAS RODOVIÁRIAS E MAIS 40% DE OFERTA
O concurso resulta de imposições comunitárias que exige a realização de um concurso internacional para a operação privada de transporte público rodoviário.
O resultado do concurso, que tem uma abrangência temporal de sete anos, será materializado no decorrer do segundo semestre de 2021.
O critério de adjudicação será a melhor relação qualidade-preço.
Mais em detalhe, o critério relativo à qualidade terá uma ponderação de 15%, ao passo que o critério relativo ao custo terá uma ponderação de 85%.