Cidade maravilhosa e inteligente graças a empresa portuguesa

Os placards com ecrã tátil da portuguesa Timo World receberam o prémio internacional InovaCidade. Motivo: ajudaram a tornar o Rio de Janeiro uma cidade mais inteligente.

A empresa portuguesa Tomi World recebeu o prémio internacional de smart cities InovaCidade (Innovacity) por contribuir para modernizar o Rio de Janeiro e promover a qualidade de vida das pessoas, graças ao seu painel interativo Tomi.

Este equipamento urbano, que está, de resto, presente também em várias cidades portuguesas (em Lisboa, na rede do Metropolitano, por exemplo), é um dispositivo multimédia que exibe informações úteis (como as ligadas à mobilidade e transportes, fornecendo respostas rápidas e eficazes ao permitir que os utilizadores encontrem as rotas para qualquer destino da cidade, assim como quanto tempo vai demorar para chegar e quanto vai custar) e de entretenimento várias e com o qual é possível interagir.

A Tomi World tem um grande projeto de internacionalização, onde conta já com sede em Portugal, Brasil, Reino Unido e China e com um plano para abrir representações nas cidades mais importantes a nível mundial em todos os continentes.

Pensado para servir locais e turistas, este painel vertical foi desenvolvido pela empresa de tecnologia de Viseu, Tomi World, fundada em fevereiro de 2011.

O prémio InovaCidade foi atribuído pelo Instituto Smart City Business America (SCBA), evento de cidades inteligentes da América Latina.

Este é, aliás, o terceiro reconhecimento de smart cities que o projeto Tomi recebe neste 2018, isto depois do Smart 50 Awards (Kansas City, EUA) e do Smart City UK Awards (Londres, Reino Unido).

Em comunicado, José Agostinho, CEO da Tomi World, destaca o papel que os painéis interativos Tomi tiveram na cidade do Rio de Janeiro: “Estamos cada vez mais a aproximar os residentes e turistas da cidade, disponibilizando informação e serviços inteligentes. O Rio de Janeiro tem bastante potencial para se afirmar como smart city e o Tomi tem um papel fundamental para a sua inovação urbana”.

“APROXIMAR AS PESSOAS É A ÚNICA FORMA DE CONSTRUIR UMA CIDADE INTELIGENTE SUSTENTÁVEL”, JOSÉ AGOSTINHO – CEO TOMI WORLD

“A Tomi World acredita que as cidades devem-se tornar mais inteligentes, mais eficientes e sustentáveis. Atualmente, o Tomi está a desenvolver um projeto de expansão mundial, de forma a levar a sua solução de smart cities para países e cidades de todo o mundo”, declara a empresa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.