Como é um dia de utilização num serviço de motosharing?

01/12/2020

O motosharing tem ganho utilizadores nas principais cidades do mundo e a Seat passou também a disponibilizar um serviço de partilha de motociclos em Barcelona, o MÓtosharing.

O construtor espanhol tem uma frota de 632 motos 100% elétricas, equivalentes a 125 cc, espalhadas pela cidade de Gaudi, oferecendo uma mobilidade sem ruído, nem fumo.

As motos são reservadas usando a app Seat MÓ no smartphone, apresentando três modos de condução diferentes exemplificados nas necessidades de três utilizadores-tipo que a Seat exibe neste vídeo que partilhamos: Standard, até 50 km/h, para os trajetos de cidade; Personalizado até 75 km/h, para estradas não urbanas e Extra, até 96 km/h para contornar as faixas mais rápidas.

A App Seat MÓ foi desenvolvida pela SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software da empresa, também sediado em Barcelona.

Segundo Lucas Casasnovas, diretor de Seat MÓ, “a micromobilidade provou ser uma solução para muitos dos dilemas dos cidadãos, tornando-se num serviço de transporte eficaz que melhora o ambiente, o congestionamento das cidades e a qualidade de vida e necessidades de mobilidade das pessoas”.

Relativamente à proteção contra a COVID-19, os responsáveis deste serviço afirmam que tanto as motos como os seus acessórios estão revestidos com Liquid Guard, um produto ecológico financiado pelo programa europeu EIT Urban Mobility, que elimina 99,9% de bactérias e vírus, por isso protege o utilizador. Além disso, também inclui diversas redes de cabelo descartáveis e individuais e toalhitas hidro-alcoólicas, acrescentam.