COVID-19: indústria automóvel no “esforço de guerra” contra a pandemia

01/04/2020

COVID-19: indústria automóvel no “esforço de guerra” contra a pandemia
A indústria automóvel está a colaborar em toda a linha no “esforço de guerra” motivado pela pandemia COVID-19.

As mais recentes provas de solidariedade das marcas automóveis passa-se com as fábricas da Iveco de Madrid e Valladolid (que irão fabricar viseiras e máscaras protetoras para serem doadas ao sistema sanitário das respetivas cidades); com a Volkswagen Veículos Comerciais (que em Portugal cedeu veículos Transporter para uso da Cruz Vermelha); com a VW Autoeuropa (que aproveita a interrupção dos trabalhos para produzir viseiras); com a Mazda Portugal (que cede viaturas para apoio logístico às juntas de freguesia para serviço à população sénior); com a Skoda (que está a produzir respiradores FFP3 reutilizáveis, usando impressoras 3D); e com a Mercedes-Benz (a ceder as suas impressoras 3D para fins médicos).

Em colaboração com as autoridades locais relevantes, a fábrica da Iveco de Valladolid doou equipamentos sanitários, incluindo máscaras, à Junta de Castilla y León, enquanto a fábrica da Iveco Madrid contribuiu com 250 máscaras para o Hospital de Henares.

Adicionalmente, ambas as fábricas irão adjudicar os seus esforços na produção de viseiras de proteção homologadas, bem como outros tipos de máscaras e peças para respiradores, com recurso a impressoras 3D, a fim de contribuir para o volume de material sanitário que é atualmente necessário.

Iveco fabrica viseiras protetoras em impressoras

As primeiras máscaras protetoras já foram colocadas à disposição da Agencia Madrileña de Atención Social de la Comunidad Madrid e da Junta de Castilla y León, num total de 300 unidades entregues ao Governo Regional, volume que se destina, igualmente, à Cruz Vermelha de Coslada e à Protecção Civil de Alcalá de Henares, entre outras entidades.

Ao longo do dia de ontem estava prevista nova entrega de 100 unidades, desta feita destinadas ao Instituto de Formación Integral en Seguridad y Emergencias (IFISE), contribuindo para que, no espaço de uma semana, estejam a ser entregues 400 unidades.

 

Por seu lado, a Volkswagen Veículos Comerciais disponibilizou seis furgões Transporter para que os coordenadores regionais da Cruz Vermelha possam dar apoio logístico e de coordenação nas operações que decorrem em todo o país.

Cruz Vermelha Portuguesa está a utilizar seis Transporter, cedidas pela VW, nas ações de terreno da COVID-19.

Para além disso, estes veículos serão essenciais para transportar colaboradores e voluntários daquela instituição na distribuição de alimentos e prestação de apoio social, junto dos mais carenciados e dos mais idosos.

a carregar vídeo

Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais, refere que “acreditamos que temos um dever de solidariedade neste momento difícil e quisemos manifestá-lo, facilitando a mobilidade de uma instituição como a Cruz Vermelha, cuja ação tanto valorizamos”.

 

Ainda em termos de VW, um grupo de voluntários da fábrica da Autoeuropa, em Palmela, recebeu “luz verde” da administração da empresa para, enquanto a produção estiver parada, poderem utilizar os equipamentos de impressão 3D, para fabricar viseiras de proteção para entregar a profissionais de saúde.

Autoeuropa está a produzir material médico para doar aos hospitais portugueses

O Hospital de São Bernardo, em Setúbal, foi um dos beneficiados, com a produção em Palmela a rondar os 100 exemplares por dia.

A Mazda Motor de Portugal esclarece, entretanto, que está a ultimar, juntamente com a sua rede de concessionários, os preparativos para a implementação de um plano conjunto de apoio à população sénior.

Entre outras, esta ação envolve a cedência de viaturas às juntas de freguesia, das respetivas zonas de atuação dos concessionários.

“Tempos excecionais exigem o melhor de todos nós, seja na vertente industrial, seja na parte comercial onde, neste momento, contamos com vários recursos imobilizados, os quais podemos colocar ao serviço da população”, refere Pedro Botelho, diretor de vendas e marketing da Mazda Motor de Portugal.

Mazda disponibiliza viaturas que são habitualmente usadas para test-drives para as juntas de freguesia poderem prestar apoio aos mais idosos

 

Na República Checa, a Skoda, além de ter disponibilizado uma frota de mais de 200 veículos e 150 scooters elétricas (para instituições de caridade, voluntários e municípios​​ entregarem medicamentos e alimentos), juntou-se ao Instituto Checo de Informática, Robótica e Cibernética (CIIRC) da Universidade Técnica Checa em Praga, para desenvolver um processo de impressão 3D para produzir respiradores FFP3 reutilizáveis, graças ao seu filtro substituível.

Máscaras reutilizáveis para pessoal médico desenvolvidas pela Skoda, na República Checa.

“Como é do conhecimento de todos, são crescentes as necessidades da população mais idosa, em termos do apoio domiciliário que necessitam, nomeadamente ao nível da entrega de bens alimentares e de medicamentos. O processo, na grande maioria dos casos, envolve as diferentes juntas de freguesia do nosso país, estruturas que, fruto das suas habituais limitações em termos de recursos, ao nível humano e material, não têm capacidade para ir ao encontro de todas as necessidades dessa muito significativa franja da população portuguesa,” acrescenta Pedro Botelho.

Juntas de freguesia apoiadas

Para o efeito, cada concessionário Mazda está a contactar a junta de freguesia da sua respetiva área, propondo-se disponibilizar uma viatura.

A aposta recairá, sempre que possível, em viaturas da gama SUV – os modelos CX-3, CX-30 e CX-5 – veículos com diferentes valências, nomeadamente na capacidade de acesso a aldeias ou locais mais remotos de Portugal.

Nesta fase, prevê-se que a ação decorra ao longo de um período de três meses, entre abril e junho, adequando-se posteriormente e em função dos desenvolvimentos e evolução da atual situação de emergência sanitária.

Após a certificação, o Ministério da Saúde da República Checa está a fazer a sua distribuição por médicos, hospitais e equipas de enfermagem.

“Este é, para já, o nosso contributo, disponibilizando um lote significativo de viaturas que são habitualmente usadas para test-drives e que temos, neste momento, imobilizadas em virtude da atividade comercial quase nula que se regista nas instalações dos nossos concessionários, em face do aconselhamento das diferentes autoridades para que todos fiquemos nas nossas casas, salvo nas situações que ficaram previstas aquando da implementação do Estado de Emergência”, acrescentou, por seu turno, Luis Morais, diretor geral da Mazda Motor de Portugal.

A Mercedes-Benz ofereceu igualmente o seu apoio na produção de equipamentos médicos, com o auxílio das impressoras 3D de que dispõe nas suas fábricas.

a carregar vídeo

No setor de automóveis de passageiros, a impressão 3D geralmente é usada na construção de protótipos e produção em pequenas séries.

A marca alemã, que já utiliza máquinas de impressão 3D para produzir até 150.000 componentes de plástico e metal a cada ano, está a redirecionar essa capacidade para fins médicos.

“Todos os processos comuns de impressão 3D podem ser usados – desde fusão seletiva a laser (SLS), modelagem por deposição de material fundido (FDM), até fusão a laser seletiva (SLM)”, explica o fabricante.

Mercedes-Benz apoia na produção de equipamentos médicos

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.