Famel quer voltar a sair da garagem com proposta elétrica E-XF

22/10/2021

A marca histórica portuguesa de motos Famel está a preparar o seu regresso à estrada com o lançamento da nova E-XF. Com um design de “cafe racer” inspirado na mítica XF-17 (uma “réplica” do Suzuki Stinger com motor Zundapp), a nova E-XF adota a motorização elétrica como o ponto de viragem e ressurgimento da marca.

A E-XF utiliza um motor à roda com potência máxima de 5 kW e atinge uma velocidade máxima de 70 km/h, sendo que o seu limite legal é de 45 km/h.

A E-XF É EQUIVALENTE A UM CICLOMOTOR DE 50 CC.

A bateria de 72V e 40Ah garante uma autonomia de 70 km, com o carregamento a demorar cerca de quatro horas.

A abertura das pré-reservas, a partir de 1 de novembro, dará acesso a uma primeira edição limitada do modelo com entregas a partir de 2022 com um PVP estimado de €4.100.

O protótipo da moto, concebida para utilizações diárias, fará a sua aparição pública este fim-de-semana, no 5º Salão Automóvel Híbrido e Elétrico, na Alfândega Porto.

Os responsáveis da empresa estão à procura de financiamento para dar outra dimensão ao projeto e avançar para a plena industrialização e comercialização.

A Famel espera, aliás, que, com a participação no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, possam ser encontrados investidores estratégicos para o desenvolvimento do projeto.