Huawei lança PHEV com 180 km de autonomia em modo elétrico

03/05/2021

A guerra entre os gigantes das telecomunicações está a passar para o campo da mobilidade. Depois de termos noticiado as intenções da Xiaomi, é a vez da Huawei avançar determinada para o universo das quatro rodas.

A marca chinesa, em parceria com a fabricante de automóveis SERES, apresentou, na 19ª Exposição Internacional da Indústria Automóvel de Xangai, o seu primeiro SUV coupé eletrificado – o Seres SF5, um Plug-in híbrido que estará à venda nas lojas da Huawei, na China, a partir de agora.

Em rigor, este SUV não foi exatamente projetado pela Huawei, dado que é uma versão atualizada do crossover SF5 já existente, o qual fez a sua estreia original há dois anos em Xangai.

Todavia, é uma investida na indústria automóvel que poderá criar raízes do lado do gigante chinês.

A Huawei refere que ajudou a empresa Seres com o desenvolvimento do sistema propulsor deste Seres SF5, que consiste num motor a gasolina de 1,5 litros e dois motores elétricos.

A potência combinada é cerca de 550 cv (410 kW), o que garante uma aceleração de 0-100 km/h em 4,68 segundos.

O modelo oferece um alcance de 180 km em modo 100% elétrico para satisfazer as necessidades dos viajantes que se deslocam diariamente de cidade e uma autonomia de mais de 1.000 km com c combinação de todas as tecnologias.

“Este anúncio estabelece um precedente tanto para a indústria de eletrónica de consumo como para a nova indústria de veículos a energia elétrica”, sublinha Richard Yu, CEO do Consumer Business Group Huawei.

“No futuro, não só iremos fornecer soluções para veículos inteligentes para ajudar os parceiros a construir melhores automóveis, como também os iremos ajudar a vender essas viaturas através da nossa rede retalhista em toda a China”, acrescenta Richard Yu.

Tecnologias Huawei a bordo

As soluções Huawei HiCar permitem aos utilizadores alternar sem problemas entre as aplicações do seu telemóvel e enviá-las para o painel de controlo central do veículo, possibilitando, assim, o acesso a apps de navegação, música, entre outras, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Os responsáveis da Huawei afirma que este coupé proporciona boas experiências de utilização, como por exemplo, o facto de a música que está a ouvir no smartphone passar de forma perfeita para o painel de controlo do carro, assim que entramos no mesmo.

Além disso, o controlo de voz interativo permite aos utilizadores uma maior concentração na condução.

O Huawei HiCar pode também ligar o automóvel a outros dispositivos inteligentes, para que os ocupantes do veículo possam facilmente interagir com uma série de equipamentos conectados nas suas casas, como o ar condicionado, o ecrã inteligente e muitos outros dispositivos.

O sistema áudio tridimensional surround do veículo é composto por 11 unidades de som. “Juntamente com a solução NVH do veículo – que permite isolamento acústico de 38 dB – o sistema de áudio proporciona uma qualidade de som autêntica e imersiva, dando a impressão que estamos, por exemplo, numa ópera”, refere a marca.

Carregamento vehicle-to-vehicle

O novo Seres SF5 está equipado com tecnologia de carregamento vehicle-to-vehicle (V2V) capaz de carregar outros veículos elétricos numa situação de emergência.

Este módulo também permite a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) direcionado a fornecer energia a outros equipamentos como fogões de indução, aparelhagens e outros, para que o utilizador possa desfrutar de um momento de descontração entre viagens.

O modelo está equipado com nível L2+ de condução assistida automática, assistência a congestionamentos de trânsito e cruise control.

O Seres SF5 estará à venda nas lojas Huawei, na China, por 246.800 CNY para a versão 4WD (algo como €31.526) e 216.800 CNY para a variante 2WD (cerca de €27.697).

O novo modelo está disponível em quatro cores – Deep Ocean Blue, Charcoal Black, Pearl White e Titanium Silver Grey – e com revestimento interior em Midnight Black, Garnet Red e Ivory White.