Hyundai e Uber anunciam parceria e criam táxi aéreo

09/01/2020

A Hyundai e a Uber estabeleceram uma parceria para desenvolver a “Uber Air Taxis”, uma futura rede de ridesharing aéreo e aproveitaram o CES 2020 para revelar um novo concept de aeronave à escala real.

O concept que a Hyundai divulgou no CES foi concebido em parte através do processo de design aberto da Uber, uma abordagem inspirada na NASA, que impulsiona a inovação no lançamento público dos concepts, para que qualquer empresa possa utilizá-los para inovar os seus modelos de táxi aéreo e tecnologias de engenharia.

a carregar vídeo

Nesta parceria, a Hyundai produzirá e colocará no ar os veículos aéreos e a Uber irá fornecer os serviços de suporte aéreo, as conexões para o transporte terrestre e as interfaces com clientes, através de ride share.

Ambas as partes estão a colaborar nos conceitos das infraestruturas, de forma a apoiar a descolagem e aterragem desta nova classe de viaturas.

“A nossa visão relativamente à mobilidade aérea vai transformar o significado dos transportes urbanos”, afirmou Jaiwon Shin, vice-presidente executivo e diretor do departamento de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Hyundai. “Esperamos que a UAM vitalize as comunidades urbanas e disponibilize mais tempo de qualidade às pessoas. Estamos confiantes de que a Uber Elevate é o parceiro ideal para disponibilizar este produto inovador ao maior número de clientes, muito brevemente”.

PurposeBuiltVehicle e Hub de ligação

Integrado nesta visão de mobilidade, a Hyundai idealizou o concept PAV elétrico com um novo concept, PurposeBuiltVehicle (PBV), bem como um novo concept de infraestrutura, chamado Hub.

“Quando vários PBVs e PAVs estão atracados e conectados a um Hub, estes criam um novo espaço público onde diversos grupos de pessoas se juntam”, perspetiva o construtor.

Por seu lado o diretor da Uber Elevate, divisão da Uber que está apostada em desenvolver a mobilidade aérea, refere que “a Hyundai é a nossa primeira parceira automóvel com experiência na produção de viaturas de passageiros à escala mundial”.

Eric Allison refere acreditar “que a Hyundai tem o potencial para produzir os veículos Uber Air com valores nunca vistos na atual indústria aeroespacial, produzindo aeronaves de elevada qualidade, fiáveis e em grandes volumes para baixar o custo por viagem para os passageiros. Combinando a força de produção da Hyundai com a tecnologia da plataforma da Uber representa um passo gigante para o lançamento de uma vibrante rede de táxi aérea nos próximos anos”.

A Hyundai colaborou com a Uber para desenvolver o modelo PAV (Veículo Aéreo Individualizado), S-A1, cujo trabalho de design procurou otimizar a descolagem e aterragem vertical elétrica (eVTOL) para o propósito de ridesharing aéreo.

Características do veículo aéreo

O modelo S-A1 da Hyundai revelado no CES foi concebido para atingir uma velocidade cruzeiro de 290 km/h, e altitude cruzeiro de cerca de 1.000 a 2.000 pés acima do nível do mar, e realizar viagens até 100 km.

A aeronave será 100% elétrica, utilizando propulsão elétrica distribuída, alimentando múltiplos rotores e hélices para maior segurança ao diminuir a possibilidade de falha. O facto de ter vários rotores também reduz o ruído que advém de rotores maiores com motor de combustão, o que é muito importante para as cidades.

O modelo foi concebido para descolar verticalmente, transitar para suporte por asas em cruzeiro, e depois voltar novamente ao voo vertical para aterrar.

Inicialmente o veículo terá que ser conduzido, mas posteriormente deverá tornar-se autónomo.

A cabine foi concebida para quatro lugares de passageiros, permitindo-lhes embarcar e desembarcar facilmente e com mais espaço para os passageiros e respetivas bagagens.

Durante as horas de maior tráfego, o veículo aéreo levará cerca de 5 a 7 minutos a recarregar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.