A HYVIA oferecerá um ecossistema completo de soluções chave na mão: veículos comerciais ligeiros equipados com células de combustível, estações de recarga, fornecimento de hidrogénio livre de carbono, manutenção e gestão de frota.
A parceria é detida, em partes iguais, pelas duas empresas e tem como CEO David Holderbach, com mais de 20 anos de experiência no Grupo Renault, nas áreas de estratégia, produto e vendas internacionais.
A designação HYVIA advém da contração de “HY” para hidrogénio e da palavra latina para estrada “VIA”, incorporando a ambição de trilhar novos caminhos para uma mobilidade com baixas emissões de carbono.
Autonomias até 500 km
VEÍCULOS COMERCIAIS LIGEIROS REQUEREM GRANDES AUTONOMIAS E TEMPOS DE REABASTECIMENTO REDUZIDOS, REQUISITOS OPERACIONAIS EM QUE AS PILHAS DE COMBUSTÍVEL A HIDROGÉNIO SÃO UMA SOLUÇÃO ENERGÉTICA SEM PARALELO, DESTACA A RENAULT.
A tecnologia de hidrogénio da HYVIA complementa a tecnologia E-TECH da Renault, aumentando a autonomia dos automóveis até aos 500 km, com um tempo de recarga de apenas três minutos.
Segundo a Renault, estas vantagens são particularmente adaptadas à utilização dos automóveis comerciais, ao mesmo tempo que respondem aos desafios legislativos, que visam a descarbonização dos centros urbanos.Os três primeiros automóveis equipados com pilha de combustível (fuel cell) lançados sob a égide da HYVIA serão baseados na plataforma do Renault Master e deverão estar disponíveis, na Europa, no final de 2022, sendo acompanhados pelo lançamento de estações de abastecimento e pelo fornecimento de hidrogénio verde:
– Transporte de bens: versão Van e Chassis Cabine para grandes volumes
– Transporte de passageiros: versão “mini-autocarro” urbano
A joint-venture será estabelecida em quatro locais na França.
As atividades da HYVIA serão postas em prática em instalações da Renault em França:
1. A sede da parceria, assim como as equipas de pesquisa e desenvolvimento, ficarão localizadas em Villiers-Saint-Frédéric, juntamente com os centros de desenvolvimento e engenharia dos veículos comerciais ligeiros do Grupo Renault, de forma a maximizar as sinergias entre as equipas.
2. As equipas de processos, produção e logística ficarão baseadas em Flins, como parte do projeto de reconversão da fábrica e do plano que prevê o início da produção de pilhas de combustível e estações de carregamento, no final de 2021.
3. Os primeiros automóveis, baseados no Renault Master, serão montados na fábrica de Batilly.
4. A integração dos sistemas de pilhas de combustível será realizada pela PVI, uma subsidiária do Grupo Renault desde 2017, que está localizada em Gretz-Armainvilliers.