Papa Francisco já tem a sua própria trotinete elétrica

19/06/2021

O Papa Francisco passou a ter a sua própria trotinete elétrica. Trata-se de uma prenda que lhe foi entregue pela Assosharing, uma associação italiana de mobilidade compartilhada, no final da audiência geral desta quarta-feira.

O veículo é todo em branco, com a bandeira e a placa SCV 1, da Cidade do Vaticano (“Stato della Città del Vaticano – veículo número 1), a mesma matrícula que é exibida pelos Papamóveis.

Matteo Tanzilli, porta-voz da associação, explica que “o ar poluído das nossas cidades requer uma nova mobilidade atenta à qualidade de vida com o objetivo de deixar um planeta menos poluído”.

Foto: Vatican Media

Mobilidade mais limpa

A trotinete elétrica entregue ao Papa é “um símbolo do amor e do respeito pelo ambiente urbano e um incentivo por uma mobilidade mais limpa e sustentável”, afirmou à imprensa italiana, Matteo Tanzilli.

O responsável da associação Assosharing destaca a importância do tema ambiental na Encíclica do Papa Francisco, a Laudato si’, “com a qual o Santo Padre quis mostrar o caminho aos fiéis e ao mundo inteiro no campo da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente”.

Curiosamente, esta audiência papal ficou marcada pelo tema da mobilidade urbana sustentável, dado que o Sumo Pontífice recebeu ainda a bicicleta vencedora do Giro d’Italia deste ano por parte do campeão colombiano, Egan Bernal.