Primeiro veículo do Grupo PSA com conectividade integrada

O Grupo PSA desenvolveu com a Huawei uma nova plataforma de conexão e comunicação para os seus veículos. Baseia-se na arquitectura IoT. O primeiro a estreá-la é o DS7 Crossback.

Lançado este mês na China, o DS 7 Crossback é o primeiro veículo do Grupo PSA a beneficiar da plataforma CVMP (Connected Vehicle Modular Platform) para aplicação nos seus veículos conectados. O conceito CVMP baseia-se na plataforma IoT OceanConnect da Huawei.

Trata-se da primeira concretização da colaboração entre a Huawei e a PSA, anunciada em novembro de 2017, e que visa estender-se à totalidade dos veículos do Grupo gaulês.

O Grupo PSA inclui as marcas automóveis Peugeot, Citroën, DS e Opel/Vauxhall.

Através desta plataforma inteligente OceanConnect da Huawei (que este DS 7 Crossback possui), os clientes podem aceder a novos serviços, tais como navegação conectada, reconhecimento de voz em “linguagem natural” e a um portal de serviços conectados, a partir do ecrã de bordo do veículo. O estado da manutenção do veículo, o histórico dos trajetos e os modos de condução são igualmente acessíveis a partir dos smartphones dos clientes.

Estas funcionalidades serão regularmente complementadas com novos serviços para clientes particulares e gestores de frotas. O pacote incluirá serviços de info-entretenimento, de atualizações de software à distância e da cartografia da navegação, assistente pessoal, funções de diagnóstico e de manutenção do veículo remota ou ainda serviços úteis para as empresas de aluguer de automóveis, gestores de frotas e operadores de carsharing.

A plataforma IoT OceanConnect da Huawei baseia-se na solução desenvolvida pela Huawei para automóveis conectados. Esta solução integra o desenvolvimento dos veículos conectados, das casas e cidades inteligentes, de forma a beneficiar de um conjunto de funcionalidades que facilitam a vida quotidiana.

O conjunto de interações digitais entre o automóvel e a nuvem (cloud) é totalmente seguro, garante o Grupo PSA: os dados dos clientes e do veículo estão codificados, sendo garantida a sua integridade, autenticidade e confidencialidade.

A PLATAFORMA IOT DA HUAWEI SERÁ USADA EM TODOS OS VEÍCULOS CONECTADOS DO GRUPO PSA.

Jean Leflour, vice-presidente sénior da divisão SVP Connected Vehicle & Services Architecture Strategy do Grupo PSA, sublinha que, “ao desenvolver esta nova plataforma que permite conectar o veículo ao mundo da Internet das Coisas, o Grupo PSA amplia a sua oferta de serviços e torna mais fácil a mobilidade de todos os seus clientes. Hoje, juntamente com a Huawei, unanimemente reconhecida pela sua capacidade de inovação, estamos orgulhosos por apresentar a primeira concretização da nossa parceria e de poder oferecer uma nova experiência aos nossos clientes, graças à plataforma CVMP. O DS 7 Crossback é o primeiro veículo a beneficiar deste trabalho conjunto que, de seguida, será implementado na totalidade dos veículos do Grupo”.

“Para a indústria automóvel, o segredo para uma transformação digital bem conseguida consiste em construir uma plataforma na nuvem (cloud), que permita juntar construtores, programadores de ecossistemas e parceiros em aplicações, com o objetivo de comercializar conjuntamente produtos e serviços em todo o mundo, fornecendo serviços de mobilidade personalizados aos proprietários de veículos e aos automobilistas”, afirma. por seu lado, Leon He, diretor da divisão automóvel do Grupo Huawei.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.