Quem usar EV para alimentar rede elétrica pode vir a ser recompensado

01/10/2019

A Eaton partilhou recentemente o que espera qual venha a ser a evolução do setor dos transportes.

Esta empresa especialista em soluções de eficiência energética não tem dúvidas de que os transportes deverão passar por uma transformação fundamental, com a adoção generalizada de veículos elétricos, sejam privados sejam públicos, já no decorrer da próxima década.

A marca alerta, porém, para algumas contingências, designadamente para a capacidade de resposta das redes energéticas: “Se todas as pessoas mudassem ao mesmo tempo (por exemplo, quando chegassem a casa ao final do dia) para veículos elétricos, isso colocaria a rede de energia sob uma pressão extrema, com pouca capacidade de resposta, originando a ruptura”, afirmam estes especialistas. Em função disso, a Eaton defende a importância máxima dos líderes do setor entenderem como usar os EV de maneira mais eficiente e económica.

Funcionalidade V2G

Segundo a Eaton, a tecnologia dos veículos elétricos com funcionalidade V2G (Vehicle-to-Grid) é uma boa opção de futuro na medida que permite que os proprietários de EV, sempre que tenham os seus veículos estacionados possam carregar as suas baterias na rede elétrica quando a eletricidade limpa estiver disponível, por exemplo, durante a noite, mas também nalguns momentos durante o dia (beneficiando do maior nível de energia solar).

Este uso tem benefícios adicionais entre os quais, o da energia ser reduzida em horários de pico, o que diminui também os custos e as emissões de carbono, maximizando a utilização de recursos renováveis. De acordo com a Eaton, estima-se que um terço dos veículos em circulação até 2040 sejam EV, podendo, por via disso, potencialmente conseguir reduzir-se as emissões de CO2 em 3,9 milhões de toneladas por dia.

Por outro lado, estes carregadores possibilitam o fluxo bidirecional de energia, ou seja, para além do carregamento normal do veículo permitem também, se assim desejado, descarregar a energia armazenada na bateria, acrescentando valor ao veículo enquanto está estacionado. Essa energia poderá ser usada em vários cenários como, por exemplo, no apoio à rede de edifícios, nas horas de pico de consumo ou mesmo na estabilização de parâmetros do sistema elétrico nacional.

Consumidores recompensados

É expectável também, de acordo com a Eaton, que os mercados se desenvolvam para recompensar os consumidores que usem as baterias dos seus veículos elétricos para abastecer a rede pública, seja pelo pagamento do serviço que prestam, seja na forma de preços mais baixos para a eletricidade em geral.

Além disso, a implementação de baterias estacionárias em pontos de carga alternativos, como zonas comerciais (incluindo supermercados e estacionamentos de aeroportos) também são consideradas para reduzir a necessidade de atualizações para o fornecimento de energia elétrica para esses locais. “Este é um ótimo exemplo de uma alternativa inovadora para alimentar as frotas de EV do futuro”, conclui a Eaton.