O Grupo Renault está a desenvolver uma solução que permite a comunicação interativa, automática e segura, entre os automóveis e os objetos conectados em casa.

A OTODO, empresa especializada na conetividade de casas inteligentes, vai providenciar a ligação entre o automóvel e o domicílio do utilizador, dentro da filosofia da Internet of Things.

A Renault informa que este serviço vai estar disponível – a prazo – em todos os seus automóveis equipados com Easy Link, incluindo os novos Zoe, Clio e Captur.

“Este serviço vai estar disponível, em 2020, e será apresentado em Las Vegas, na CES, entre 7 e 10 de janeiro”, diz o construtor.

Com esta nova solução de conetividade, o Grupo Renault introduz a possibilidade do utilizador, com recurso a um smartphone, dar instruções para o automóvel, como preparar ou partilhar um itinerário. “Mas, sobretudo, os utilizadores vão poder controlar os seus utensílios domésticos conectados, diretamente do painel de bordo do seu automóvel”, diz a marca francesa.

Dois cenários selecionáveis

O sistema é configurável através de uma aplicação de smartphone, em que os utilizadores selecionam os objetos conectados que querem incluir nos diversos cenários e as instruções associadas a cada um deles.

O cenário “Saída de Casa” coloca a casa a “dormir” (mudando o termóstato para o modo de poupança de energia, fechando os estores e desligando as luzes, por exemplo);

O cenário “Chegar a Casa” ativa todos os sistemas, com os utilizadores a decidir quando são ativados os cenários, em função da distância entre o seu automóvel e a casa.

Este sistema conectado é uma solução “all-in-one”. Os utilizadores apenas necessitam de dar o “ok” no ecrã tátil do seu automóvel para ativar um dos cenários – o que vai enviar toda a informação relevante para os objetos conectados em casa, de forma automática e em simultâneo.

Objetos domésticos ligados ao veículo
“Os automóveis precisam de entrar na nossa vida digital. Com este serviço, estamos a oferecer aos nossos clientes uma experiência pioneira e um sistema completamente seguro para ligar os seus objetos domésticos conectados ao seu automóvel” – Jean-François Labal, Marketing & Partnership Head for Connected Cars & Services do Grupo Renault

Organizar a vida a partir do automóvel
“A nossa plataforma permitiu ao Grupo Renault a criação de uma ligação simples e universal entre os automóveis e as casas inteligentes. Brevemente, todos vão poder usar esta plataforma para organizar a sua vida a partir do seu automóvel” – Eric Denoyer, CEO da Otodo