13 BiciParks para 200 bicicletas nascem em Lisboa

16/04/2021

A EMEL (Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa) vai inaugurar nas próximas semanas na cidade de Lisboa um conjunto de estacionamentos específicos para bicicletas que irão constituir a Rede BiciPark da EMEL.

O primeiro de um total de 13 estacionamentos para bicicletas já se encontra em pleno funcionamento. Localiza-se no parque de estacionamento do Lumiar, com 22 lugares para bicicletas convencionais e dois lugares para bicicletas de carga (cargo bikes).

Este primeiro parque localiza-se aqui:

BiciPark EMEL – Parque do Lumiar
Largo da República da Turquia | GPS: 38.773079,-9.159321
Horário: 2ª a Domingo – 24 horas
22 lugares convencionais | 2 lugares para cargo bikes

Como aceder ao espaço para bicicletas?

Para aceder a este espaço, o interessado terá de fazer o respetivo registo online através de O meu perfil EMEL, havendo lugar ao pagamento de uma tarifa mensal de sete euros.

Condições de acesso e tarifário dos BiciPark EMEL:
  • Acesso reservado a utilizadores e utilizadoras (maiores de 18 anos), com registo prévio em: O meu perfil EMEL;
  • Acesso com cartão VIVApreviamente carregado com passe BiciPark;
  • Tarifa mensal única de sete euros;
  • Gratuito para residentes de Lisboa que não disponham de dístico de residente, dístico verde ou avença automóvel em parque de estacionamento EMEL.

“O trabalho de pesquisa aos hábitos dos utilizadores e utilizadoras de bicicleta em Lisboa, desenvolvido no âmbito do projeto VoxPop, e com investimento suportado pelo projeto Sharing Cities, permitiu identificar as principais falhas sentidas pelas ciclistas e pelos ciclistas urbanos, nomeadamente o receio do furto e incerteza quanto à indisponibilidade de estacionamento. Tendo este trabalho como base orientadora, a EMEL foca, agora, os seus esforços na implementação de uma Rede BiciPark nos seus parques de estacionamento, que ofereça maior segurança e comodidade nas deslocações na cidade de Lisboa”, declara a empresa municipal.

OS 13 BICIPARKS DA EMEL ABRANGEM MAIS DE 200 LUGARES.

Todos estes BiciParks prevêm espaços de estacionamento para bicicletas de carga, foram pensados para maximizar a experiência de utilização, disponibilizando estacionamento seguro, reservado a utilizadores e utilizadoras previamente registados e registadas, em áreas de fácil acesso, perto da cabine do operador, e com suportes individuais que garantem a estabilidade à bicicleta, inclusive para bicicletas de carga.

13 parques compõem a rede BiciParks da EMEL:
Lumiar; Telheiras Nascente; Telheiras Poente; Cosme Damião, Alto dos Moinhos; Teixeira de Pascoaes; Rego; Manuel Gouveia; Casa Vistoso; Sousa Pinto; Campo de Ourique; Graça e Chão do Loureiro.

Mapa da Rede BiciParks EMEL

“Na EMEL estamos plenamente conscientes da importância que a bicicleta representa na mobilidade dos residentes e das residentes de Lisboa e de quem trabalha, estuda e circula na cidade. Veja-se o grande aumento da utilização deste modo de transporte não poluente, prático e rápido no último ano. A bicicleta é cada vez mais uma peça essencial de acessibilidade, colaborando, em muito, para a concretização do novo conceito das cidades 15 minutos, espaços urbanos com boa mobilidade, segura e descarbonizada, feita a pé ou em duas rodas (bicicleta e/ou trotineta)”, sublinha Luís Natal Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL.