“A mobilidade pós-COVID-19” em debate em evento online

09/06/2020

A Evolut.info e a EcoMood Portugal voltam a juntar-se para realizarem a segunda edição do evento “ON Mobility Online”.

Após o evento realizado no passado dia 26 de março, a Evolut.info e a EcoMood Portugal voltam a juntar-se para realizarem a segunda edição do evento ON Mobility Online.

Esta nova iniciativa surge com o intuito de debater e encontrar respostas para a nova realidade imposta pela COVID-19: “ON Mobility Online: A Mobilidade Pós Covid-19”.

O evento já tem data e hora: 18 de junho, das 10h às 12:30h.

A iniciativa manterá o formato da primeira edição em que os oradores fazem as suas apresentações remotamente, respondendo depois às perguntas escritas dos participantes, que poderão assistir à transmissão em direto, de forma interativa. Boa parte dos conteúdos fica posteriormente disponível online.

Os oradores convidados para esta segunda roda de debate são provenientes de áreas como: transportes públicos, comercialização de veículos elétricos, associações e especialistas ligados à mobilidade sustentável, mundo empresarial e plataformas de veículos partilhados.

Tópicos em destaque

Os tópicos que vão ser debatidos podem ser resumidos nas seguintes perguntas:
  • Se é certo que a sobrevivência das empresas, dos mercados e da economia em geral está em causa, quais os impactos que esta pandemia terá na mobilidade humana, tanto empresarial como individual, quando entrarmos numa normalidade que, ao que tudo indica, será completamente nova?
  • Que formatos, plataformas e empresas sobreviverão?
  • Como é que os receios de contacto e contágio irão afetar a mobilidade?
  • Como será o seu novo paradigma?
  • Como será a nova luz no fundo deste túnel?

Gonçalo Caeiro, CEO da Evolut explica que esta série de eventos foi criada “para dar energia à missão de informar, educar e impulsionar o país no que diz respeito à mobilidade sustentável. O formato online permite-nos chegar a toda a gente e há muita desinformação para esclarecer e desmistificar. Estamos a atravessar a maior crise global das nossas gerações e o confinamento generalizado que todos experienciámos obriga-nos a repensar a mobilidade humana e as formas de sermos mais sustentáveis.”

António Gonçalves Pereira, da EcoMood reforça: “O sucesso da primeira edição deste evento foi tal, não só em termos de adesão como também no que diz respeito ao interessante fórum de debate (e conteúdo!) que foi gerado apesar de termos passado o evento presencial para evento online com muito pouca antecedência. Acabámos por conseguir chegar a mais gente e dar um exemplo de mobilidade sustentável. E o feedback não podia ter sido melhor. A nova realidade obriga-nos a repensar a mobilidade humana e, por isso, decidimos realizar uma nova edição do ON Mobility Online onde nos vamos focar na mobilidade num mundo pós COVID-19“.

Como assistir e participar?

O evento de 18 de junho pode comportar até 500 participantes e, assim, receber muitos interessados pela temática da mobilidade sustentável, sobretudo nas empresas, de todo o país. E, tal como aconteceu na primeira edição, é até previsível a assistência por parte de participantes de outros países.

As inscrições são gratuitas (mas limitadas) e deverão ser feitas através do website do evento.

O hashtag oficial do evento mantém-se #ONmobility2020.

Terceira edição já marcada

A série ON Mobility tem, entretanto, já mais uma edição marcada, para 17 de setembro, no âmbito da programação da Semana Europeia da Mobilidade da Câmara Municipal da Amadora. Este será um evento híbrido, com uma parte digital e outra presencial, sendo finalmente realizada a parte de “Green Experience”, com demonstrações das soluções sustentáveis dos parceiros destes eventos. Tudo cumprindo todas as normas impostas e sugeridas pela Direção Geral de Saúde, refere a organização.