Abarth 500e vai aquecer a estrada em 2023

21/03/2022

Tendo a Fiat o seu modelo “estrela”, o 500, já como elétrico, a Abarth não vai ficar atrás, projetando-se o lançamento de um Abarth 500 elétrico possivelmente em 2023, no máximo em 2024.

A revelação foi feita pelo CEO da Fiat e da Abarth, Olivier François, à britânica Autocar.

Olivier François afirma que o projeto de um Abarth 500 EV acabou por ser mais exigente do que, à partida poderia ser suposto pensar: “Se se quer fazer um Abarth verdadeiro, não [se pode usar, n.d.r.] o mesmo motor elétrico. E uma vez alcançando a potência e o binário desejado, já não estamos a falar do mesmo motor, nem da mesma transmissão ou de travões… Tudo tem que ser adaptado” para que o comportamento dinâmico seja mais aprimorado.

Ainda assim, os test drives deste futuro primeiro Abarth EV têm vindo a ser feitos. O CEO descreve o veículo como “fantástico”, com um “som muito interessante”, embora os clientes venham a ter a possibilidade de desligar o som.

Nada se sabe sobre prestações, mas, naturalmente que terão mais músculo do que as do 500e, que faz 0-100 km/h em 9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h. Um sprint 0-100 km/h em seis segundos é admissível.

Admite-se que o fabricante do “escorpião” possa apostar numa solução com dois motores (um por eixo) a debitarem em redor de 200 cv.

Em termos estéticos, a variante Abarth do 500 elétrico terá todos os elementos de ADN que a sigla empresta aos seus modelos. A foto que usamos neste artigo é a do modelo com motor de combustão interna.

Para além deste “super” 500 EV, outros modelos da Fiat elétricos virão também a ter o seu correspondente tratamento de performance elétrico Made by Abarth.

A partir de 2024, a marca desportiva da Fiatr tornar-se-á exclusivamente elétrica e inspirada pelo slogan: “Heating Up People, But Not The Planet”, algo como “Aquecer as pessoas, mas não o planeta”, numa alusão às emoções fortes proporcionadas pelos modelos desportivos Abarth.