Acordo de colaboração H2Accelerate vai adquirir 150 camiões a hidrogénio

20/03/2023

O acordo de colaboração H2Accelerate confirmou que os seus membros asseguraram o financiamento de duas das suas principais iniciativas: a implantação de oito estações de abastecimento de hidrogénio para veículos pesados, no âmbito da Connecting Europe Facility, e um projeto para 150 camiões a pilha de combustível financiado pela Clean Hydrogen Partnership. Estes projetos vão permitir que camiões e equipamento de abastecimento sejam testados em condições reais, espera-se que constituam um passo fundamental para a comercialização em massa da tecnologia.

A proposta H2Accelerate trucks obteve luz verde da Clean Hydrogen Partnership, sinalizando um apoio europeu contínuo no incremento da implementação de camiões a hidrogénio zero emissões.

O projeto H2Accelerate trucks é um inovador acordo de colaboração entre três dos principais OEMs (Fabricantes de Equipamento Original) mundiais – Daimler Truck, Volvo Group, e Iveco Group –, a instituição de investigação finlandesa VTT, União Internacional de Transportes Rodoviários (IRU), Associações de Transportadores Profissionais da Roménia (UNTRR), Itália (FIAP) e Áustria (WKÖ), e a Element Energy France (empresa do Grupo ERM). O projeto será coordenado pelo SINTEF, um dos principais institutos de investigação da Noruega. A H2Accelerate TRUCKS conta, também, com o apoio de fornecedores de infraestruturas energéticas, incluindo a Shell, TotalEnergies, Linde e Everfuel.

Este projeto irá financiar o lançamento de 150 camiões a pilha de combustível (fuel cell) em toda a Europa até meados da presente década de 2020, proporcionando o desenvolvimento da tecnologia para o fabrico em série dos veículos pelos três principais OEM na segunda metade da mesma década. Prevê-se que os camiões sejam lançados na primeira fase sejam do tipo 4×2 ou 6×2, com uma capacidade de carga até 44 toneladas e autonomia de pelo menos 600 quilómetros.

O financiamento concedido pela Clean Hydrogen Partnership, no valor de 30 milhões de euros, permitirá a implementação coordenada de veículos pesados zero emissões, alimentados a hidrogénio verde, aproximando o sector dos transportes dos objetivos zero emissões. Os camiões serão alocados a clientes de confiança dos OEM e serão testados em condições reais de utilização ao longo de vários anos, a fim de demonstrar e avaliar o seu desempenho técnico e económico. Os resultados do projeto serão utilizados para definir o cenário de implantação em grande escala de camiões a pilha de combustível (fuel cell ) nos próximos anos.

Bart Biebuyck, diretor executivo da Clean Hydrogen Partnership, declarou a este respeito: “É com imenso prazer que concedemos o apoio financeiro ao projeto H2Accelerate trucks, uma iniciativa de grande qualidade que irá abrir caminho à comercialização do sistema europeu de transporte pesado a hidrogénio. É especialmente auspicioso que estes 150 veículos lançados no âmbito deste projeto sejam apoiados por uma rede de postos de abastecimento de hidrogénio em constante expansão, que incluirá o projeto H2Accelerate Inaugural Station Deployment, o qual foi selecionado para receber apoio financeiro da UE. Através de ambos os projetos, podemos testemunhar, em primeira mão, a forma como diferentes programas de financiamento podem trabalhar em conjunto para acelerar a realização de um ecossistema de transportes pesados a hidrogénio na Europa”.

Por seu turno, Giandomenico Fioretti, diretor de desenvolvimento de negócio de propulsões alternativas da IVECO Truck Business Unit, acrescentou acerca do projeto H2Accelerate TRUCKS: “O Grupo Iveco tem uma forte tradição de posicionamento entre os primeiros a desbravar novos territórios. De facto, somos pioneiros em propulsões alternativas há mais de vinte anos. O hidrogénio é um excitante vetor da energia para o futuro sustentável dos veículos pesados, uma vez que esta tecnologia oferece o melhor equilíbrio entre autonomia, carga útil e tempo de carregamento. Hoje, estamos orgulhosos do trabalho que vamos empreender com os nossos parceiros no inovador projeto H2Accelerate TRUCKS, com o apoio do financiamento da Clean Hydrogen Partnership, para proporcionar uma contribuição tangível no desenho do trajeto rumo à viabilidade técnica e comercial dos transportes rodoviários de longo curso a hidrogénio”.

A implantação da Estação Inaugural H2Accelerate irá apoiar camiões a hidrogénio com uma rede preliminar de oito postos de abastecimento de hidrogénio de alta capacidade e elevada fiabilidade

Também o projeto H2Accelerate Inaugural Station Deployment (ISD) beneficia diretamente do sucesso do projeto H2Accelerate TRUCKS. Tal como anunciado em setembro, esta iniciativa foi bem-sucedida na sua candidatura ao financiamento por parte da Connecting Europe Facility Alternative Fuels Infrastructure Funding, para apoiar a implantação de oito postos de abastecimento de hidrogénio em França e nos Países Baixos. Cada um destes postos de abastecimento terá uma capacidade superior (>1 tonelada/dia) à de qualquer posto público atualmente em funcionamento e visará níveis ultra-elevados de disponibilidade através da utilização da redundância N+1 na conceção da infraestrutura (na qual as peças chave de equipamento se vêem duplicadas na conceção do posto de abastecimento, de forma a minimizar o tempo de imobilização em caso de falha num componente). Os postos de abastecimento serão posicionados ao longo dos principais corredores de transporte da RTE-T, permitindo fácil acesso aos utilizadores finais dos camiões que circulam nas principais autoestradas.

O H2Accelerate ISD apresenta-se como o primeiro de uma série de implantações planeadas de postos de abastecimento de hidrogénio no âmbito da Fase 1 do projeto de colaboração H2Accelerate. Os membros da infraestrutura H2Accelerate pretendem complementar esta rede inicial com a continuação da futura implementação de postos de abastecimento ao longo de corredores estratégicos entre a Escandinávia e o Norte de Itália. Os postos de abastecimento servirão a crescente frota de veículos pesados movidos a hidrogénio, incluindo os que foram instalados pelo projeto H2Accelerate TRUCKS.

As implementações sincronizadas conduzem a uma melhor experiência do utilizador final e formas de negócio, tanto para os fornecedores de infraestruturas como para os construtores de camiões

A aprovação de financiamento para estes projetos por parte da Clean Hydrogen Partnership e da Connecting Europe Facility, indicam o elevado nível de maturidade dos planos e a importância estratégica do desenvolvimento do sector dos camiões a hidrogénio na Europa. Espera-se que o financiamento permita o lançamento sincronizada tanto de veículos pesados como de infraestruturas de abastecimento, eliminando a barreira à ação dos pioneiros normalmente associada a projetos complexos como estes. Tal contribuirá para uma rede crescente de projetos financiados capazes de impulsionar a cadeia de valor do hidrogénio.

Através do projeto de colaboração H2Accelerate, a tecnologia, a geografia e os prazos operacionais dos camiões a pilha de combustível e das infraestruturas de abastecimento de hidrogénio podem ser sincronizadas, proporcionando segurança de abastecimento aos utilizadores finais e eliminação dos riscos associados aos avultados investimentos necessários, tanto para os OEM como para os fornecedores de infraestruturas. Isto permitirá o desenvolvimento de tecnologias e normas relevantes, preparando o caminho para a implantação mais ampla de camiões a hidrogénio em toda a Europa e a necessária industrialização do setor dos camiões a hidrogénio.

Sobre a H2Accelerate

A iniciativa H2Accelerate é um acordo de colaboração assinado entre as entidades participantes, ao abrigo do qual todas as partes trabalharão em conjunto para:

  • – procurar apoio público para financiar projetos pré-comerciais iniciais a fim de ativar o mercado rumo à implantação de um mercado de massas;
  • – comunicar em torno da viabilidade técnica e comercial, à escala, dos serviços de camionagem movidos a hidrogénio; e
  • – realizar debates com decisores políticos e legisladores para fomentar políticas que possam apoiar uma ativação sustentável e rápida do mercado de transportes pesados de longo curso zero emissões.