Alfa Romeo trabalha em elétrico que levará 18 minutos a carregar

06/02/2023

Beneficiando do facto de estar integrada no Grupo Stellantis, a Alfa Romeo avança também na eletrificação, tendo como objetivo vender, até 2027, apenas veículos de emissão zero nos seus principais mercados, o que inclui a Europa e os EUA.

Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, confirmou em entrevista à Automotive News que a marca está a trabalhar no projeto de um 100% elétrico de segmento E.

“Teremos que estar no segmento E na América do Norte. Estamos a trabalhar nisso”. Salienta o responsável do construtor.

Sobre que tipo de veículo será (se um SUV ou uma berlina), não há ainda indicação precisa. Jean-Philippe Imparato referiu apenas que o design dessa viatura ficará decidido no próximo ano. Esse automóvel será baseado na nova plataforma STLA Large, do Grupo Stellantis, a qual admite receber baterias entre 101 e 118 kWh, com uma autonomia máxima de 800 km no ciclo de medição WLTP.

A Alfa Romeo da era elétrica irá manter o DNA da marca, baseado em desempenho e desportividade, sendo, igualmente, de esperar que o carimbo “Quadrifoglio” se mantenha em veículos elétricos de mais elevado desempenho.

Um dos aspetos mais interessantes é que o novo Alfa Romeo elétrico terá um sistema de 800 volts, o que levará a que o modelo oferece tempos de carregamento de 18 minutos no máximo.

A potência de seus motores oscilará entre 350 e 800 cv, dependendo da versão, enquanto as variantes de alto desempenho Quadrifoglio ultrapassarão em muito os 1.000 cv.