Avenger, o primeiro elétrico Jeep já tem preços para Portugal

27/10/2022

No Salão Automóvel de Paris, a Jeep revelou o novo Jeep Avenger, o primeiro veículo elétrico alimentado a bateria (BEV) da marca.

“O novo Jeep Avenger representa um marco fundamental para a marca, uma vez que é o primeiro de um portefólio de veículos BEV da Jeep totalmente novos a ser introduzido na Europa“, disse Christian Meunier, CEO da marca Jeep. “Oferece a típica capacidade da marca Jeep perfeitamente adequada para o mercado europeu e no Salão Automóvel de Paris estamos a mostrar por que razão é uma grande alternativa totalmente elétrica da marca Jeep aos atuais protagonistas do segmento B-SUV“.

O novo Avenger vai posicionar-se abaixo do Jeep Renegade, complementando a oferta da marca Jeep no segmento B-SUV.

O novo Avenger mede 4,08 metros de comprimento, sendo 16 centímetros mais curto e 13 centímetros mais baixo do que o Renegade.

O Jeep Avenger chega aos concessionários a partir de março de 2023, mas os clientes podem a partir de dia 2 de novembro reservar a Launch Edition, uma versão mais apelativa e equipada, disponível a partir de 39.500€. Os clientes podem aceder à pré-reserva através do site jeep.pt.

O Jeep Avenger dispõe de um propulsor elétrico de nova geração que combina um novo motor elétrico e uma nova bateria.

A segunda geração do propulsor elétrico de 400 Volts é a primeira a ser lançada pela Emotors, uma joint-venture entre a Stellantis e a Nidec Leroy-Somer Holding. Fornece 115 kW, o que corresponde a 156 cv de potência, e 260 Nm de binário máximo.

A nova bateria de 54 kWh, que também é produzida pela Stellantis, é composta por 17 módulos e 102 células que utilizam a química de iões de lítio NMC 811 e permite uma autonomia de 400 km no ciclo WLTP, valor que sobe para 550 km no ciclo urbano.

Através de um cabo Mode 4 de 100 kW em corrente contínua, ligado a um ponto de carregamento público, 3 minutos são suficientes para proporcionar uma autonomia de viagem de 30 km; ou 24 minutos são suficientes para carregar as baterias de 20 a 80% de carga.

Com um cabo Mode 3 de 11 kW para corrente alternada ligado a uma Wallbox ou estação pública, é possível carregar de 0 a 100% em 5,5 horas.

O NOVO AVENGER É O PRIMEIRO VEÍCULO JEEP COM TRAÇÃO DIANTEIRA EQUIPADO DE SÉRIE COM OS SISTEMAS SELEC TERRAIN E HILL DESCENT CONTROL.

Produzido na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polónia, o novo Avenger está equipado de série com os sistemas Selec Terrain e Hill Descent Control.

O sistema Selec Terrain oferece seis modos: “Normal” para a condução diária; “Eco” para aumentar a autonomia; “Sport” para um maior prazer de condução; “Snow” para máxima tração em estradas ou trilhos gelados; “Mud” para otimizar o desempenho sobre lama e melhorar a aderência; “Sand” para limitar o risco de ficar retido em solo arenoso.

Graças à combinação de vãos curtos e rodas grandes, o Avenger oferece uma distância ao solo de 200 milímetros. Os seus ângulos são: 20° de ataque, 20° ventral e 32° de saída.

Como é tradição na marca Jeep, o novo Avenger pode ser melhorado com acessórios específicos e packs de personalização.

Proteção a 360 graus

“A fim de reduzir quaisquer danos causados por impactos a baixa velocidade, que constituem cerca de 70% das ocorrências na Europa, o novo Avenger está equipado com placas de proteção, painéis de proteção a 360 graus, bem como dispõe de faróis protegidos. Graças a estas adições, estimou-se que um cliente pode reduzir os custos de danos potenciais por acidente em cerca de 1.000 euros. Em particular, os faróis dianteiros são embutidos e posicionados em posição elevada para proteção no caso de impactos a baixa velocidade. Além disso, as novas placas de proteção em polímero do SUV contam com acabamento de tipo metálico. Por exemplo, se forem riscados, os danos não são visíveis. Além disso, em zonas mais expostas, como as portas, o revestimento é ainda mais espesso para proporcionar uma proteção mais elevada”, refere a marca.