“Para resolver o problema das alterações climáticas vamos precisar de uma inovação extraordinária, em coisas como o armazenamento de energia eólica e solar. Isso vai requerer a mobilização de pessoas e, em última instância, que isso se expresse nas urnas“, chegou a afirmar Obama.
Obama e o ator Leonardo Di Caprio têm sido duas vozes de grande impacto mediático a promover o combate às alterações climáticas
Um dos vectores da administração Obama foi a defesa do ambiente.
Obama considera que não há espaço para “a negação” das alterações climáticas.
O atual dono da Casa Branca e o anterior: Trump e Obama defendem posições antagónicas em termos ambientais.
A cidade do Porto acolhe no dia 6 de julho (uma sexta feira) uma conferência internacional para debater as alterações climáticas. A expectativa em torno da Climate Change Leadership Porto Summit 2018 é que daqui saia o “Porto Protocol” que pretende que seja um primeiro documento de compromisso da comunidade vinícola na luta contra as mudanças climáticas.
Algumas figuras ilustres que marcarão presença serão Mohan Munasinghe, ex-vice-presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) das Nações Unidas, e Irina Bokova, ex-diretora-geral da Unesco.
A grande cabeça de cartaz do evento será, porém, o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, que recebe um cachet de 500 mil euros para discursar e responder a 25 perguntas selecionadas de uma plateia composta por cerca de três mil pessoas.
Obama falará entre as 14h e as 15h de dia 6 de julho.
Esta cimeira terá continuidade numa conferência já prevista para março de 2019, a qual pretende reunir o setor do vinho a nível mundial para debater soluções para o futuro.
Paulo Marmé/Watts On
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.