Este sistema de armazenamento de energia estacionário foi construído a partir de baterias Taycan usadas que foram retiradas de veículos de pré-série e de ensaio e, tendo chegado ao fim a sua vida útil, estão agora a ser utilizadas para guardar energia.
Com o conceito “Second Life”, a Porsche pretende demonstrar como as baterias de alta tensão usadas nos veículos elétricos podem ser aproveitadas e preservar recursos com a sua segunda fase de utilização. A ideia do projeto teve origem na unidade de Gestão Ambiental e Energética do fabricante de automóveis desportivos sediado em Estugarda.
Alwin Schmid, Diretor de Engenharia Eléctrica da Porsche, explica que o projeto se baseou num estudo de viabilidade em colaboração com a Universidade de Ciências Aplicadas de Zwickau. “Neste projeto-modelo sem precedentes, conseguimos combinar uma série de objetivos diferentes, incluindo a limitação dos picos de carga, a otimização do autoconsumo e a participação simultânea no mercado da energia.”
“Queríamos criar capacidades de armazenamento de eletricidade para a fábrica de Leipzig, de modo a tornar o local ainda mais económico e a aumentar o seu grau de autossuficiência. Por isso, era lógico utilizar baterias de veículos da pré-série Taycan em vez de as reciclar”, explica Jonathan Dietrich, gestor global do projeto de armazenamento de baterias.“O projeto exemplifica como podemos utilizar os recursos de forma sustentável e combinar este compromisso com a eficiência empresarial”, afirma Albrecht Reimold, membro do Conselho Executivo para a Produção e Logística da Porsche AG.
“Esperamos obter informações do projeto para podermos equipar outros locais da Porsche com sistemas e capacidades semelhantes no futuro. Ao mesmo tempo, podemos utilizar baterias de carros de teste que já não são adequadas para uma utilização exigente no veículo para uma segunda utilização útil antes da sua reciclagem final.”
A produção da Porsche nas suas instalações em Zuffenhausen, Leipzig e Weissach é neutra em termos de carbono desde 2021. Desde 2017, a Porsche utiliza apenas eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis. As unidades de produção em Estugarda-Zuffenhausen e Leipzig, por exemplo, recebem a sua energia a partir de eletricidade verde e biometano. A unidade de Leipzig também obtém aquecimento urbano a partir de biomassa.
A capacidade total do sistema de armazenamento de baterias estacionárias é de 5 megawatts com um conteúdo energético de 10 megawatts-hora. O sistema de armazenamento pode ser operado até 20 por cento de sobrecarga durante curtos períodos de tempo. É composto por 4.400 módulos de bateria individuais, divididos em quatro contentores de bateria.
Os módulos de baterias utilizados no trabalho quotidiano dos veículos de teste foram instalados no sistema de armazenamento de energia sem quaisquer alterações técnicas. As quatro cadeias de baterias estão ligadas a um inversor e a um transformador num sistema de média tensão. Todo o sistema, incluindo os blocos de baterias, foi projetado para uma vida útil de mais de dez anos; os módulos individuais de baterias podem ser substituídos individualmente, se necessário.
Os sistemas de armazenamento de energia rapidamente controláveis, como o sistema da fábrica de Leipzig, também desempenham um papel importante no mercado da energia e estabilizador de rede para as redes de distribuição a montante.