Bosch investe na reciclagem de baterias

21/05/2024

Com o rápido crescimento dos veículos elétricos movidos a bateria, bicicletas elétricas, ferramentas elétricas e eletrodomésticos, a procura pela reciclagem de baterias está a aumentar. Tal como nos EUA, a UE já classificou os materiais contidos nas baterias dos veículos elétricos como matérias-primas estratégicas críticas e definiu os seus mais recentes e rigorosos regulamentos de reciclagem de baterias em conformidade.

 

A Bosch Ventures, a unidade de capital de risco corporativo do Grupo Bosch, anuncia dois investimentos significativos no setor de reciclagem de baterias.

Um desses investimentos foi na germânica Cylib, sediada em Aachen, a qual angariou 55 milhões de euros, a maior ronda de investimento alguma vez alcançada por uma empresa europeia de reciclagem de baterias.

O outro dos investimentos foi a Li Industries, com sede nos EUA, que conseguiu 36 milhões de dólares numa ronda de investimento liderada pela Bosch Ventures, a unidade de capital de risco corporativo do Grupo Bosch.

Fundada em 2022, a Cylib faz a recuperação de matérias-primas como lítio, grafite, níquel, cobalto e manganês de baterias, massa negra ou restos de produção.

Por seu lado, a Li Industries é a primeira e única empresa nos EUA capaz de reciclar economicamente e de forma sustentável baterias de baixo ou nenhum cobalto, como as de Fosfato de Ferro de Lítio (LFPs), em grande escala, utilizando a sua tecnologia exclusiva de reciclagem direta E2ETM.

A Bosch Ventures co-liderou a ronda de financiamento da Série B de 36 milhões de dólares, juntamente com Khosla Ventures e LG Tech Ventures.