E ela aqui está. O ë-Jumpy (o “e” surge com o trema, à imagem do “e” da palavra Citroën) confere também aos clientes opção por duas baterias: de 50 kWh (com autonomia de 230 km no ciclo WLTP) e bateria de 75 kWh (com autonomia de 330 km, no ciclo WLTP).
A bateria está alojada no chassis do veículo para preservar o volume de carga útil.
A bateria de 50 kWh é composta por 18 módulos e estará disponível neste modelo comercial nas silhuetas XS, M e XL. Por seu lado, a bateria de 75 kWh, formada por 27 módulos, apresenta-se nas carroçarias M e XL.
O motor elétrico tem 100 kW (136 cv) e o binário máximo é de 260 Nm.
O ë-Jumpy chegará aos stands na segunda metade do ano.Estão disponíveis três modos de condução:
► Normal: permite o melhor compromisso entre autonomia e prestações dinâmicas,
► Eco: permite otimizar o consumo de energia ao reduzir o desempenho do aquecimento e do ar condicionado sem, contudo, os desativar, e limitando o binário e a potência do motor,
► Power: permite ao veículo com peso de carga máximo, um desempenho equivalente à do modo Normal com tara normal.
A velocidade máxima alcançada é de 130 km/h qualquer que seja o modo utilizado (Eco, Normal ou Power).
A cadeia de tração elétrica e a bateria estão cobertas por uma garantia de 8 anos ou 160.000 km.
Em que se distingue?
O ë-Jumpy distingue-se visualmente da gama Jumpy, no exterior, pela portinhola de acesso à tomada de carga no guarda-lamas dianteiro esquerdo.
Entre os outros elementos identitários da versão elétrica, visíveis exteriormente, está uma entrada de ar intermédia na grelha dianteira, e um novo monograma elétrico “ë” colocado à direita da grelha e na porta traseira esquerda.
Tipos de carregamentos
► O carregamento doméstico necessita de um cabo modo 2 (utilização no domicílio, no local de trabalho ou num estacionamento):
– Compatível com uma tomada standard de 8A (cabo de série)
– Compatível com uma tomada reforçada de 16A (estojo + tomada Green’Up em opção), permite dividir por dois os tempos de carregamento.
► O carregamento rápido, privado ou público, necessita da instalação de um carregamento rápido Wallbox e de um cabo modo 3 (em opção):
– Cabo 32A
– Wallbox de 3,7 a 22 kW
– Carregamento de 0 a 100% em menos de 8h (Wallbox com pelos menos 7,4 kW).
► Carregamento super rápido no posto público modo 4 (cabo integrado no carregador):
– Até 100 kW
– Permite carregar 80% da bateria de 50 kWh em 30 minutos e a de 75 kWh em 45 minutos.
Green’up 16A | Wallbox 32A monofásico | Wallbox 16A trifásico | Supercarregador | |
Potência elétrica | 3.6 kW | 7.4 kW | 11 kW | 100 kW |
Bateria 50 kWh | 15h | 7h30 | 4h45 | 30min |
Bateria 75 kWh | 23h | 11h20 | 7h | 45min |
app My Citroën aciona pré-condicionamento térmicoA app My Citroën permite gerir a carga da bateria e saber o estado da carga da bateria e a autonomia do veículo, bem como acionar o pré-condicionamento térmico do habitáculo à distância.
Com o pré-condicionamento, é possível gerir melhor o nível de carga da bateria utilizando uma função que consome energia quanto o veículo ainda está ligado, e aumentar o conforto a bordo ao entrar no veículo. Se o veículo estiver ligado, o aumento da temperatura pré-definida de 21 graus é feito em 45 minutos antes da hora de partida programada do veículo. Se o veículo não estiver ligado, basta 20 minutos e o pré-condicionamento é possível se a carga da bateria for superior a 50%.
No habitáculo, o touchscreen de 7’’do ë-Jumpy possui uma rubrica no seu menu, designada “Energia”, a qual confere acesso às especificações elétricas do veículo: fluxo de energia (com o funcionamento da cadeia de tração elétrica em tempo real com o modo de condução ativo, o motor elétrico e o nível de carga da bateria de tração), estatísticas de consumo (que apresentam, designadamente, a média do trajeto em curso expressa em kWh/100 km), carregamento diferido e pré-condicionamento térmico.
O ë-Jumpy terá quatro versões: Control; Club; Driver; e CityVan.
Capacidade de transporte
O ë-Jumpy está disponível em três comprimentos, entre os quais a nova versão XS de 4,60 m que facilita ainda mais o acesso aos centros urbanos, especialmente às zonas de baixas emissões, e permite estacionar sem restrições.
A maioria das versões do ë-Jumpy está limitada a 1,90 m de altura exterior de forma a garantir o acesso a todos a estacionamentos subterrâneos e centros comerciais. Apenas a versão XL excede os 1,90 metros, tendo 1,94 metros.
Com uma suspensão dianteira reforçada tipo McPherson com barra anti-rolamento e uma suspensão traseira do tipo triângulos oblíquos, a carga útil vai até 1275 kg.
O volume de carga útil não tem alterações face à versão com motor térmico, com valores entre 4,6 m3 (XS sem Moduwork) e 6,6 m3 (XL com Moduwork).
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