Citroën testa em condições reais de utilização ë-Jumpy Hydrogen

14/12/2021

A Citroën fez sair da linha de produção o primeiro ë-Jumpy Hydrogen, versão fuel cell do comercial da marca.

O exemplar do modelo será enviado, nos próximos dias, para o Grupo SUEZ, de modo a ser testado em condições reais durante um período de quinze dias, refere o construtor em comunicado.

ë-Jumpy Hydrogen: dois sistemas de propulsão

O ë-Jumpy Hydrogen está equipado com dois sistemas de propulsão complementares: uma bateria, que armazena energia e fornece eletricidade, e uma pilha de combustível, que converte o hidrogénio e oxigénio do ar em eletricidade, água e calor.

Sendo alimentado por hidrogénio, este gerador de energia funciona de modo contínuo.

Autonomia de até 400 km

O motor elétrico, alimentado principalmente pela pilha de combustível a hidrogénio de 45 kW, tem, assim, a capacidade de proporcionar uma maior autonomia, na ordem dos 350 km.

A bateria de iões de lítio de 10,5 kWh serve de reserva, permitindo percorrer 50 km em ciclo WLTP.

A bateria também fornece potência adicional ao motor, o que é necessário para garantir o desempenho dinâmico do veículo, especialmente durante as fases de aceleração.

O Ë-JUMPY HYDROGEN PRECISA DE TRÊS MINUTOS PARA REABASTECER OS TRÊS TANQUES DE HIDROGÉNIO.

Permite, igualmente, a recuperação de energia durante a desaceleração e travagem. A combinação destes dois componentes garante uma autonomia superior a 400 km, de acordo com o construtor.

Relativamente ao recarregamento, o ë-Jumpy Hydrogen precisa de três minutos para reabastecer os três tanques de hidrogénio, que podem armazenar até 4,4 kg úteis, o que representa, face a um elétrico convencional, uma poupança de tempo e aumento de produtividade para todas as empresas que não possam imobilizar os seus veículos num reabastecimento.

Mesma capacidade de carga

Na mesma lógica aplicada aos seus furgões elétricos – ë-Berlingo Van, ë-Jumpy e ë-Jumper – a Citroën assegura que o volume de carga do ë-Jumpy Hydrogen não é afetado pela integração da bateria e dos depósitos de hidrogénio, “de modo a que os clientes possam beneficiar do valor acrescentado desta nova tecnologia, mas não em detrimento das capacidades do veículo comercial, que são a principal exigência dos profissionais deste segmento”, salienta a marca.

Para preservar a sua capacidade de transporte, a bateria do ë-Jumpy Hydrogen foi implantada sob os bancos e os três depósitos de hidrogénio sob o piso. Assim, os volumes úteis das duas silhuetas mantêm-se inalterados, em comparação com as respetivas versões elétricas: 5,3 m3 na carroçaria de dimensão M, e 6,1 m3 na versão XL. Da mesma forma, a carga útil e a carga rebocável podem atingir até 1.000 kg, tal como nas versões térmicas.